Olimpiadas - economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1086 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A quatro anos da Copa do Mundo no Brasil e a seis das Olimpíadas do Rio de Janeiro, os investimentos internos e externos já começaram. Estudos preliminares, obtidos pela Agência Brasil, indicam que apenas a realização dos Jogos Olímpicos criará um impacto de R$ 90 bilhões somente na capital fluminense. Esses investimentos podem gerar a partir de 2016 cerca de 120 mil empregos diretos e indiretospor ano, número que pode chegar a 130 mil depois de 2017.
Alemães e ingleses foram os primeiros a manifestar interesse em participar dos preparativos para a Copa, enquanto empresáriosbrasileiros das áreas de engenharia e serviços querem investir tanto em 2014 quanto 2016.
O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior ainda não concluiu a análise numérica sobre expectativa deinvestimentos para a Copa do Mundo de 2014. Por orientação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) deve disponibilizar linhas de crédito para obras em estádios e investimentos na rede hoteleira.
Representantes públicos reuniram-se com empresários para informar que as oportunidades de investimentos estão nos setores de arquitetura,locação de equipamentos – como tendas e veículos -, indústrias de segurança – equipamentos de detecção e identificação - , materiais de construção, de comunicação, obras de infraestrutura, eventos culturais, turismo e lazer.
De acordo com os especialistas, ainda é cedo para saber o valor absoluto do que será aplicado no país, tanto na Copa quanto na Olimpíada. Em entrevista à Agência Brasil, osecretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Ivan Ramalho, disse que os efeitos dessas aplicações serão a curto, médio e longo prazos.
Segundo Ramalho, isso ocorrerá a partir do momento em que as aplicações trarão novas tecnologias e paralelamente farão com que o país seja um exportador de serviços – em decorrência da experiência adquirida com a execução dos doiseventos.

A expectativa adicional é que o país ganhará na exportação de serviços, engenharia e tecnologia de software já no primeiro momento. Fora isso serão executadas em parcerias dos governos federal, estaduais e municipais obras de infraestrutura e a chamada mobilidade urbana [obras de construção e expansão de vias nas cidades].

—Ramalho



Integrantes de vários segmentos do governofederal iniciaram reuniões com representantes dos governos estaduais e municipais para definir responsabilidades na realização tanto da Copa quanto da Olimpíada.
Obras para a Copa envolvem parcerias públicas e privadas, além do apoio do BNDES
Esportes/Desporto

Outras notícias sobre esportes/desportos
 4 de junho de 2012: Campeonato Francês de Rugby 2011-2012: Toulon jogará a final
 3 dejunho de 2012: Campeonato Francês de Rugby 2011-2012: o Stade Toulousain jogará a final
 3 de junho de 2012: Campeonato do Super 15 de Rugby 2012: resultados do décimo quinto dia
 28 de maio de 2012: Campeonato Francês de Rugby Pro D2 2011-2012: Mont-de-Marsan vencedor da final
 28 de maio de 2012: Campeonato Inglês de Rugby 2011-2012: os Harlequins obtêm o título de campeões
O governofederal já definiu as tarefas de cada setor para a realização da Copa do Mundo no Brasil, em 2014. As obras nos portos e aeroportos serão de responsabilidade da União, enquanto os governos estaduais e municipais cuidarão da expansão de vias exclusivas para ônibus, além de estradas, viadutos e metrôs, assim como do projeto para veículo leve sobre trilhos (VLT) com apoio de R$ 5 bilhões de linhascrédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Os principais projetos estão localizados nas cidades-sede da Copa, mas o secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Ivan Ramalho, em entrevista à Agência Brasil, disse que o país inteiro será beneficiado com os investimentos. “Estive em Moçambique, que faz fronteira com a África do...
tracking img