Olimpiadas 1912

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (894 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Olimpíadas 1912 – Estocolmo, Suécia.
Os Jogos Olímpicos de 1912 realizaram-se em Estocolmo, capital da Suécia, entre 5 de Maio e 27 de Julho com a participação de 2407 atletas (48 mulheres) de 28nações. Abertos oficialmente pelo Rei Gustavo V, os já bastante concorridos, prestigiados e famosos Jogos foram um modelo da eficiência sueca e o primeiro a que compareceram atletas de todos oscinco continentes representados na bandeira olímpica.
Dotados de uma estrutura nunca antes vista, estes foram os primeiros Jogos que utilizaram um, na época, moderno sistema de som com alto-falantes espalhadospelo complexo olímpico e pela cidade, para informar sobre os resultados de cada esporte disputado; além disso, Estocolmo usou pela primeira vez um sistema de fotografias e cronometragemsemi-eletrônica, para marcação dos tempos na natação e no atletismo.
Foram também os primeiros onde houve uma cerimônia coreografada de abertura, antes da entrada das delegações nacionais, realizada por duzentosjovens vestidos de branco no centro do gramado do Estádio Olímpico.
Portugal fez nesta edição a sua estreia nos Jogos Olímpicos, onde um atleta de sua delegação teve a fatalidade de proporcionar amais triste nota da competição: o jovem fundista Francisco Lázaro, carpinteiro de apenas 21 anos, morreu de desidratação e ataque cardíaco após correr 30 km da Maratona e abandonar a prova. Os outrospioneiros atletas portugueses participaram de provas no atletismo, luta e esgrima, sem, contudo, obter sucesso.
Fatos, destaques e curiosidades

A organização dos Jogos não permitiu as disputasde Boxe no evento, já que a legislação sueca proibia a prática deste esporte no país, o que fez com que o Barão de Coubertin dali em diante aprovasse no COI uma resolução que diminuía o poder sobre aorganização dos Jogos pelo país anfitrião.
Foi introduzido nas Olimpíadas o pentatlo moderno, modalidade que combinava esgrima, tiro, corrida pelo campo, equitação e natação numa prova só. Em 5º lugar...
tracking img