Ceramicos ctm

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2607 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE GUARAPUAVA
ENGENHARIA ELÉTRICA


...

MATERIAIS CERAMICOS

Proposta de pesquisa apresentada ao Professor Carlos Valter, da disciplina de Ciência e Tecnologia dos Materias, do curso de Engenharia Elétrica, 2º Período, turno: noturno. Para obtenção de nota do 2º bimestre.

GUARAPUAVA-PR.
2012
Sumário
1. CONCEITUAÇÃO: 32. ESTRUTURA DOS MATERIAIS CERÂMICOS: 4
2.1 ESTRUTURA CRISTALINA: 4
2.2 VIDROS CERAMICAS NÃO CRISTALINAS: 5
2.3 DEFEITOS: 5
3. APLICAÇÃO: 6
3.1 Cerâmica branca: 6
3.2 Cerâmica de revestimentos: 6
3.3 Cerâmica vermelha: 6
3.4 Materiais refratários: 6
3.5 Isolantes térmicos: 7
3.6 Cerâmica de alta tecnologia/cerâmica avançada: 8
3.7 Fritas (ou vidradofritado): 8
3.8 Corantes: 8
3.9 Abrasivos: 8
3.10 Vidro, cimento e cal: 8
4. Ciência e Tecnologia do material: 9
5. Pesquisas no setor de cerâmica avançada: 12
5.1 Cerâmica super-elástica: 12
5.2 Soldagem entre metal e cerâmica: 12
5.3 Cerâmica densa em formatos complexos: 12
5.4 Cerâmica uht suporta ultra-alta-temperatura: 12
5.5 Cerâmica termoelétrica gera eletricidadea partir do calor: 12
5.6 Nova cerâmica tem dureza do diamante e maleabilidade de um metal: 12
5.7 Motor de cerâmica: 13
6. Vantagens e desvantagens: 13
7. Conclusão: 13
8. Referência bibliográfica: 14

1. CONCEITUAÇÃO:

As peças de cerâmica mais antigas são conhecidas por arqueólogos foram encontradas na Tchecoslováquia, datando de 24,500 a.C. Outras importante peçascerâmicas foram encontradas no Japão, na área ocupada pela cultura Jomon há cerca de oito mil anos, talvez mais. Peças assim também foram encontradas no Brasil na região da Floresta Amazônica com a mesma idade. São objetos simples. A capacidade da argila de ser moldada quando misturada em proporção correta de água, e de endurecer após a queima, permitiu que ela fosse destinada ao armazenamento degrãos ou líquidos, que evoluíram posteriormente para artigos mais elaborados, com bocais e alças, imagens em relevo, ou com pinturas vivas que possivelmente passaram a ser considerados objetos de decoração. Imagens em cerâmica de figuras humanas ou humanóides, representando possivelmente deuses daquele período também são frequentes. Parte dos artesãos também chegou a usar a argila na construçãode casas rudes.
Em outros lugares como na China e no Egito, a cerâmica tem cerca de 5000 anos. Tendo destaque especial o túmulo do imperador Qin Shihuang e seus soldados de terracota.
No Egito, a arte de vidrar é datada em cerca de 3000 anos a.C.. Colares de faianças vidradas aparecem entre as relíquias do 3o. milênio, juntamente com estatuetas e amuletos. O mais velho fragmento de cerâmicavidrada foi feito em policromia, trazendo o nome do rei Mens do Egito.
Outras manifestações importantes na história da cerâmica foram os Babilônicos e os assírios que utilizavam cerâmica com ladrilhos esmaltados em azul, cinza azulado e creme e ainda relevos decorados (século VI a.C.), bem como os persas com sua fabricação de objetos em argila cozida em alto brilho, e das cores obtidas misturandoóxidos metálicos, método usado ainda nos nossos dias.
Com o tempo, a cerâmica foi evoluindo e ganhando os nossos dias, mas não sem contar com os esforços dos gregos, romanos, chineses, ingleses, italianos, franceses, alemães e norte-americanos. A esmaltação industrial teve início por volta de 1830, na Europa Central.
Por muitos anos, as placas cerâmicas foram conhecidas como sinônimo de requinte eluxo. Após a segunda Guerra Mundial, houve um grande aumento da produção de revestimento cerâmico, por consequência do desenvolvimento de novas técnicas de produção. Isso fez com que os preços começassem a baixar, possibilitando a uma faixa maior de classes sociais a condição de adquirir o produto cerâmico. Nesta época, as placas cerâmicas eram utilizadas primordialmente em banheiros e cozinhas....
tracking img