"Olha eu na tv": metendo bronca e fait divers local

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2769 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
“OLHA EU NA TV”: METENDO BRONCA E FAIT DIVERS LOCAL
Ellen Aparecida Silva da Silva*
Ramatis Bayma Barata*
Sandra Suely da Silva Martins*

Orientadora

Ivana Cláudia Guimarães de Oliveira*


Resumo


A tragédia humana tornou-se banal no foco jornalístico onde o espetáculo é mais importante do que a informação. Este artigo mostra como o fait divers é usado no programa “Metendo Bronca”.A partir de pesquisas bibliográficas, desconstrói-se o programa de uma forma geral explicando como situações e pessoas comuns tornam-se uma verdadeira show, visando atrair telespectadores de varias classes sociais.

Palavras Chaves: Televisão; Espetáculo; Fait Divers.

Resumé


La tragédie humaine est devenue banale dans la perspective journalistique où le spectacle est plus important quel'information. Cet article montre comment le fait divers est utilisé dans l'émission “Metendo Bronca”. À partir de recherches documentaires, on déconstruit l'émission en expliquant comment des situations et des gens ordinaires deviennent une véritable épopée dans les médias, pour attirer les spectateurs de différentes classes sociales.

Mots-Clés: Télévision, Spetacle, Fait Divers.1. Considerações Iniciais:


Nas programações atuais da televisão brasileira, houve um boom de programas sensacionalistas, nos quais a vida das pessoas é o principal foco da notícia.


A real necessidade desse tipo de atração é conseguir audiência por meio da espetacularização de situações corriqueiras, e geralmente apelativas, que servem de “matéria-prima” para garantir o êxito do programa:ter a preferência do público.


A partir dessa premissa inicial, escolhemos o tema “Olha Eu na TV: Metendo Bronca e o Fait Divers Local”, que abordará quais os critérios de noticiabilidade usados no programa jornalístico “Metendo Bronca”.


Como ponto inicial, é necessário que se conheça uma forma usada há tempos na televisão que é a notícia como espetáculo. Este assunto foi estudado porvários teóricos, um deles foi Guy Debord, em seu livro A sociedade do Espetáculo (1967); em síntese, o livro fala sobre a espetacularização não somente da notícia, como também das imagens exibidas na televisão.


Seguindo as abordagens de Debord, podemos apontar que no programa de TV “Metendo Bronca”, o que é primordial nas matérias apresentadas é a exploração do espetáculo como ferramentaprincipal para o alcance da audiência do público, partindo do seguinte princípio: mostrar os fatos que acontecem no dia-a-dia, dando à parte menos favorecida da sociedade a possibilidade de se ver na TV.


Segundo José Arbex Jr., (2001 p.69):


"O espetáculo – diz Debord – consiste na multiplicação de ícones e imagens, principalmente através dos meios de comunicação de massa,mas também dos rituais políticos, religiosos e hábitos de consumo, de tudo aquilo que falta à vida real do homem comum: celebridades, atores, políticos, personalidades, gurus, mensagens publicitárias – tudo transmite uma sensação de permanente aventura, felicidade, grandiosidade e ousadia. O espetáculo é a aparência que confere integridade e sentido a uma sociedade esfacelada e dividida. É a formamais elaborada de uma sociedade que desenvolveu ao extremo o ‘fetichismo da mercadoria’ (felicidade identifica-se a consumo). Os meios de comunicação de massa – diz Debord – são apenas ‘a manifestação superficial mais esmagadora da sociedade do espetáculo, que faz do indivíduo um ser infeliz, anônimo e solitário em meio à massa de consumidores’".


O que se pode destacar a partir destacitação é que o público tem sua necessidade de aparecer – de estar inserido na notícia – saciada, a partir do momento em que a ele é dada a possibilidade de se ver na televisão. Então, confirma-se que o espetáculo vem a ser uma afirmação da aparência e de toda uma vida social, como uma forma simples de aparecer e a verdade do espetáculo é descoberta como uma negação aparente da vida, como a...
tracking img