"Olha eu na tv": metendo bronca e fait divers local

2769 palavras 12 páginas
“OLHA EU NA TV”: METENDO BRONCA E FAIT DIVERS LOCAL
Ellen Aparecida Silva da Silva*
Ramatis Bayma Barata*
Sandra Suely da Silva Martins*

Orientadora

Ivana Cláudia Guimarães de Oliveira*

Resumo

A tragédia humana tornou-se banal no foco jornalístico onde o espetáculo é mais importante do que a informação. Este artigo mostra como o fait divers é usado no programa “Metendo Bronca”. A partir de pesquisas bibliográficas, desconstrói-se o programa de uma forma geral explicando como situações e pessoas comuns tornam-se uma verdadeira show, visando atrair telespectadores de varias classes sociais.

Palavras Chaves: Televisão; Espetáculo; Fait Divers.

Resumé

La tragédie humaine est devenue banale dans la perspective journalistique où le spectacle est plus important que l'information. Cet article montre comment le fait divers est utilisé dans l'émission “Metendo Bronca”. À partir de recherches documentaires, on déconstruit l'émission en expliquant comment des situations et des gens ordinaires deviennent une véritable épopée dans les médias, pour attirer les spectateurs de différentes classes sociales.

Mots-Clés: Télévision, Spetacle, Fait Divers.

1. Considerações Iniciais:

Nas programações atuais da televisão brasileira, houve um boom de programas sensacionalistas, nos quais a vida das pessoas é o principal foco da notícia.

A real necessidade desse tipo de atração é conseguir audiência por meio da espetacularização de situações corriqueiras, e geralmente apelativas, que servem de “matéria-prima” para garantir o êxito do programa: ter a preferência do público.

A partir dessa premissa inicial, escolhemos o tema “Olha Eu na TV: Metendo Bronca e o Fait Divers Local”, que abordará quais os critérios de noticiabilidade usados no programa jornalístico “Metendo Bronca”.

Como ponto inicial, é necessário que se conheça uma forma usada há tempos na televisão que é a notícia como espetáculo. Este assunto foi estudado por

Relacionados

  • Bom 2006 4
    213769 palavras | 856 páginas
  • Bom 2006 1
    213769 palavras | 856 páginas