Olga

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (640 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ligações Iônicas
A ligação iônica ocorre com a formação de íons. Da-se pela transferência de elétrons de um átomo que perde elétrons para outro átomo que ganha.
Libera os elétrons da última camadapara metais.
Adiciona elétrons à sua última camada para não metais.
Ocorre normalmente entre:
METAL e AMETAL ou
METAL e HIDROGÊNIO
Exemplo tirado de:http://luizclaudionovaes.sites.uol.com.br/ligaquim.htm
“A ligação entre o sódio (11Na) e o cloro (17Cl) é um exemplo característico de ligação iônica. Observe a distribuição dos elétrons em camadas para os dois elementos:
Na 2 - 8 - 1Cl 2 - 8 – 7
Para o cloro interessa adicionar um elétron à sua última camada, completando a quantidade de oito elétrons nela. Ao sódio interessa perder o elétron de sua camada M, assim aanterior passará a ser a última, já possuindo a quantidade necessária de elétrons. Na representação da ligação, utilizamos somente os elétrons da última camada de cada átomo. A seta indica quem cede e quemrecebe o elétron. Cada elétron cedido deve ser simbolizado por uma seta. Esta representação é conhecida por fórmula eletrônica ou de Lewis.

O sódio possuía inicialmente 11 prótons e 11 elétrons.Após a ligação, a quantidade de prótons não se altera e a de elétrons passa a ser 10. O cloro que inicialmente possuía 17 prótons e 17 elétrons, tem sua quantidade de elétrons aumentada de uma unidadeapós a ligação. Com isso o sódio se torna um íon de carga 1+ e o cloro 1-. A força que mantém os dois átomos unidos é de atração elétrica, ou seja, uma ligação muito forte. Como foram utilizados um átomode cada tipo, a fórmula do composto será NaCl. “
Ligação covalente simples
- Ocorre quando ambos precisam adicionar elétrons na suas camadas de valência.
- Não há formação de íons.
- Átomoscompartilham elétrons da camada de valência.
Exemplo: H²O http://pt.wikipedia.org/wiki/Liga%C3%A7%C3%A3o_qu%C3%ADmica
Ele necessita de dois elétrons para ficar estável e o H irá compartilhar seu...
tracking img