Oleo de lorenzo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 48 (11818 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Coerência e Coesão como Mecanismos para a Construção do Texto

1. Apresentação
2. Considerações sobre o conceito de coerência

2.1 Tipos de coerência

2.1.1 coerência semântica

2.1.2 coerência sintática

2.1.3 coerência estilística

2.1.4 coerência pragmática

2.2 Texto e coerência
3. Considerações sobre o conceito de coesão

3.1 Mecanismos de coesão3.1.1 Coesão gramatical

coesão frásica

coesão interfrásica

coesão temporal

coesão referencial

3.1.2 Coesão lexical

reiteração

substituição
4. Coerência e coesão- seu papel na compreensão e produção de textos
5. Indicações Bibliográficas


Página Inícial Coerência e Coesão Temapara Discussão
Página Anterior Próxima Página @ Dê sua opinião



Apresentação


Pretendemos, neste tema, trabalhando com os conceitos de coerência e coesão, mostrar o papel e a importância de cada um desses mecanismos não só para a leitura e a compreensão de textos como também para sua produção.

A coerência e a coesão contribuem para conferir textualidade a um conjunto de enunciados.Assim, a coerência, manifestada em grande parte no nível macrotextual, é o resultado da possibilidade de se estabelecer alguma forma de unidade ou relação entre os elementos do texto. E a coesão, manifestada no nível microtextual, se refere ao modo como os vocábulos se ligam dentro de uma seqüência.

Ao analisar esses mecanismos, mostramos, por meio de exemplos, as formas em que podem ocorrer.Ao mesmo tempo, procuramos fazer com que os usuários saibam empregar adequadamente cada mecanismo não só para depreender o sentido de um texto como para produzir textos com sentido, estabelecendo uma continuidade entre as partes, de modo a instaurar entre elas uma unidade, ou seja, a coerência.

É importante também lembrar que a coesão pode auxiliar no estabelecimento da coerência, embora, àsvezes, a coesão nem sempre se manifeste explicitamente através de marcas lingüísticas, o que faz concluir que pode haver textos coerentes mesmo que não tenham coesão explícita.

Este tema será, portanto, desenvolvido com o objetivo de mostrar aos usuário da língua que:
1) mais importante que conhecer os conceitos de coerência e coesão é saber de que maneira esses fenômenos contribuem para tornarum texto inteligível;

2) a coerência (conectividade conceitual) e a coesão (conectividade seqüencial) são requisitos fundamentais para a elaboração de qualquer tipo de texto;

3) enquanto a coerência se fundamenta na continuidade de sentidos, a coesão pode se apresentar por meio de marcas lingüísticas, observadas na gramática ou no léxico;

4) é necessário perceber como coerência e coesãose completam no processo de produção e compreensão do texto.


Página Inícial Coerência e Coesão Tema para Discussão
Página Anterior Próxima Página @ Dê sua opinião




Considerações sobre o conceito de coerência


No nosso dia-a-dia, são comuns comentários do tipo:

Isto não tem coerência.
Esta frase não tem coerência.
O seu texto está incoerente.


O que leva aspessoas a fazerem tais observações, provavelmente, é o fato de perceberem que, por algum motivo, escapa a elas o entendimento de uma frase ou de todo o texto.

Coerência está, pois, ligada à compreensão, à possibilidade de interpretação daquilo que se diz ou escreve. Assim, a coerência é decorrente do sentido contido no texto, para quem ouve ou lê. Uma simples frase, um texto de jornal, uma obraliterária (romance, novela, poema...), uma conversa animada, o discurso de um político ou do operário, um livro, uma canção ..., enfim, qualquer comunicação, independente de sua extensão, precisa ter sentido, isto é, precisa ter coerência.

A coerência depende de uma série de fatores, entre os quais vale ressaltar:
o conhecimento do mundo e o grau em que esse conhecimento deve ser ou é...
tracking img