Oleo de lorenza

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1003 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]











































































Identificação da obra


Título original: Lorenzo’s Oil
Direção: George Miller
Produção: Doug Mitchell e George Miller
Intérpretes: Nick Nolte, Susan Saradon, Peter Ustinove outros.
Nacionalidade: EUA
Gênero: Drama
Ano: 1992
Duração: 135 minutos










Resumo






O Óleo de Lorenzo

Filme que conta fatos reais, inicia-se mostrando uma família de três membros normal e feliz, Lorenzo tem sua vida mudada a partir dos cinco anos de idade quando começaapresentar um quadro clínico violento, a princípio pensa-se que ele era hiperativo, porém esta hipótese foi logo descartada, depois de passar por uma bateria de exames, descobre-se o diagnóstico de Lorenzo, ele tem uma doença rara genética e degenerativa a Adrenoleucodistrofia – (ADL), segundo os médicos que o examinaram a partir do diagnóstico Lorenzo não viveria mais três anos, todas as esperançasforam exterminadas, por ser uma doença nova e desconhecida e sem expectativas de cura.
A ADL é uma doença que afeta unicamente o sexo masculino a mãe é somente portadora e carrega 50% de possibilidade de transmitir para o filho, devido uma disfunção genética. A doença caracteriza-se pelo acúmulo de ácidos graxos saturados de cadeia longa principalmente por ácidos com 24 e 26carbonos na maioria das células do organismo afetado, principalmente no cérebro, atacando a bainha de mielina, a camada que envolve o axônio, um prolongamento dos neurônios, responsável pela condução dos impulsos elétricos. A doença destrói paulatinamente o cérebro e entre os sintomas estão à disfunção adrenal, perda de memória, visão, audição, fala e demência grave.Michaela e Augusto pais de Lorenzo entram em desespero e entregam seu filho nas mãos dos médicos e a serviço da ciência, pois, não tinham escolha e depositaram toda sua fé em um novo tratamento a base de dieta alimentar. Uma dieta rigorosa no controle de ácidos graxos, depois de um período sem haver resultados de melhora em Lorenzo o pai do garoto resolve iniciar uma luta contra o tempo e começa estudarprofundamente a doença com o auxilio de sua esposa. Dedicaram-se dia após dia aos estudos, buscavam em livros, artigos científicos tudo sobre a doença, procuraram entender o que estava acontecendo porque a dieta não funcionava, e não havia sentido, a dieta ao invés de diminuir a quantidade de ácidos graxos estava aumentando.
O casal empenha-se em descobrir de qualquer jeitoquais são os fatores determinantes da ADL, eles recorrem à ciência, a bioquímica e a tudo que estava ao seu alcance, foi quando descobriram que quando o organismo não recebe acido graxo por alimento ele produz sozinho através da biossíntese. Sem que os médicos concordassem eles resolvem mandar manipular um óleo a base de azeite de oliva que pudesse ser comestível, e assim a natureza fosseenganada e não produzisse mais ácidos graxos no organismo de Lorenzo, com essa diminuição não resolveu o problema mas a doença não degenerou após a introdução do óleo, a cura foi algo impossível, pois os neurônios afetados não podem ser mais reconstituídos. O óleo de Lorenzo é uma mistura de dois ácidos graxos insaturados, o ácido oleico (C 18:1) e ácido erúcico (C 20:1), cujo metabolismo se sobrepõe aodos saturados, evitando assim seu acumulo.








Resenha Critica

O filme “ O Óleo de Lorenzo” retrata uma história real de uma família que vive normalmente e são felizes até descobrirem que seu filho Lorenzo de aproximadamente seis anos está com uma doença rara e incurável, a Adrenoleucodistrofia. Ao ser analisado pela metodologia cientifica percebe-se que os...
tracking img