Okokokok

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1204 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
Profª Maria Helena Hernandes

AVALIAÇÃO N1 – SIMULADO

Este simulado é composto de 20 questões para exercício e revisão de alguns conceitos abordados durante as aulas. Bom estudo!

1. O corpo teórico que surge na década de 40, criticando severamente a Teoria Clássica, e que foi marcado por um trabalho de Elton Mayo constituiu a escola depensamento denominada Teoria:
(a) da Contingência;
(b) da Decisão;
(c) da Funcionalidade;
(d) das Relações Humanas;
(e) Comportamental.

2. A Escola de pensamento em administração cujo modelo possui como características a impessoalidade no relacionamento entre as pessoas, separação entre gerência e propriedade e adoção de rotinas e procedimentos, denomina-se Teoria:(a) da Administração Científica;
(b) da Burocracia;
(c) da Organização;
(d) das Relações Humanas;
(e) Estruturalista.

3. Segundo a Teoria de Hezberg, pode-se obter maior motivação na execução de tarefas e divisão do trabalho mediante o aumento do valor da hora trabalhada.
(a) Certo (b) Errado

4. De acordo com a teoria proposta por Fayol, são funçõesadministrativas as atividades técnicas, comerciais, sociais, financeiras, contábeis e administrativas.
(a) Certo (b) Errado

5. A teoria motivacional mais conhecida é a de Maslow, baseada na hierarquia das necessidades humanas. Para ele, as necessidades estão arranjadas em uma pirâmide de importância e influenciação do comportamento humano, na qual a de estima envolve necessidades que:
(a)orientam a vida humana desde o momento do nascimento, como a alimentação, o sono, o repouso, o abrigo etc.
(b) levam a pessoa a se proteger de qualquer perigo real, imaginário, físico ou abstrato.
(c) se relacionam à associação do indivíduo a outras pessoas, vinculadas à participação, à aceitação por parte dos colegas, à troca de amizade e amor.
(d) se relacionam à maneira como apessoa se vê e se avalia, compreendendo a auto-apreciação, a autoconfiança, a necessidade de reconhecimento, de prestígio e de consideração.

6. A análise SWOT é feita periodicamente pelas empresas para mapear sua situação diante do ambiente organizacional. Essa análise avalia:
(a) a área de domínio da empresa, considerada como ponto forte.
(b) os pontos fortes e pontos fracos, noambiente externo.
(c) as oportunidades e ameaças, no ambiente interno.
(d) os objetivos da empresa.
(e) a missão e a visão da organização.

7. Criar um ambiente de trabalho para privilegiar o aprendizado e as oportunidades de realização é uma competência que requer talento. Como se denomina essa competência na obra indicada de Idalberto Chiavenato?
(a) Competência pessoal.(b) Competência funcional.
(c) Competência essencial.
(d) Competência gerencial.

8. A Teoria da Administração Científica preocupou-se em estabelecer normas escritas para a determinação dos atos e das decisões administrativas.
(a) Certo (b) Errado

9. Frederick Taylor foi criador e principal destaque da Administração Científica. Procurou tirar do operário o direitode escolher seu jeito pessoal de executar a tarefa para impor-lhe um método planejado das tarefas. Pode-se dizer que alguns dos mecanismos da administração científica eram:
(a) ênfase na organização formal, definição das funções básicas da empresa e processo administrativo de planejar, organizar, dirigir e controlar.
(b) ênfase no ambiente determinante das característicasorganizacionais, crítica as organizações mecanicistas e tradicionais e relativismo organizacional.
(c) adoção de conceitos humanísticos, como: grupo social, dinâmica de grupo e motivação e foco na organização informal.
(d) padronização de movimentos e de ferramentas e instrumentos, incentivos salariais e prêmios de produção e produção em massa.

10. A ênfase na tecnologia afirma que...
tracking img