Okilo

1471 palavras 6 páginas
NOVOS PARADIGMAS DA GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

A história da administração empresarial passa por algumas teorias importantes ao longo das décadas e ajudam a contar e a montar o cenário de RH. A teoria geral da administração começou com a ênfase nas tarefas, com a administração científica de Taylor. A seguir, a preocupação básica passou para a ênfase na estrutura com a teoria clássica de Fayol e com a teoria burocrática de Max Weber, seguindo-se mais tarde a teoria estruturalista. A reação humanística surgiu com a ênfase nas pessoas, por meio da teoria comportamental e pela teoria do desenvolvimento organizacional. A ênfase no ambiente surgiu com a Teoria dos Sistemas, sendo completada pela teoria da contingência. Esta, posteriormente, desenvolveu a ênfase na tecnologia. Cada uma dessas cinco variáveis - tarefas, estrutura, pessoas, ambiente e tecnologia - provocou a seu tempo uma diferente teoria administrativa, marcando um gradativo passo no desenvolvimento da Teoria Geral da Administração. Cada teoria administrativa procurou privilegiar ou enfatizar uma dessas cinco variáveis, omitindo ou relegando a um plano secundário todas as demais.

O objetivo deste artigo é fazer uma reflexão sobre as mudanças ocorridas no RH das empresas e as perspectivas nessa 2ª década do século XXI. Mostrar o quanto essa área já mudou de perfil e o quanto ainda pode mudar nos próximos anos.
Como fazer um RH cada vez melhor? A evolução da área ao longo do tempo leva-nos ao conceito de "pensar o RH de forma diferente". Para isso é preciso “olhar o passado” (décadas de 30 a 90) para vislumbrar o futuro (2ª década do século XXI):
Década de 30 : O RH era constituído pelos donos das empresas. Inspirados no fascista (regime autoritário), utilizavam-se da máxima "manda quem pode, obedece quem tem juízo". Apesar da tirania, era uma área centrada nos resultados.
Década de 40 : O RH era constituído por Advogados, especialistas em entender as leis para driblá-las e não cumpri-las.

Relacionados

  • Analise de investimento
    2995 palavras | 12 páginas