Oikujjg

624 palavras 3 páginas
Exercícios da aula 05
1. Defina o conceito de processo e explique quais partes o compõe.
2. Como uma aplicação pode programar concorrência em um ambiente monothread?
3. Como o SO programa o conceito de processo? Quais as estruturas de dados indicada para organizar os diversos processos na memória principal?
4. Explique as diferenças entre processos foreground, background, cpu-bound e i/o-bound. Dê exemplos de cada um.
5. Por que não faz sentido manter a lista de processos bloqueados em ordem de prioridade?
6. Comente sobre as funções do escalonador e do dispatcher.
7. Apresente situações reais presentes na execução dos processos que justifiquem cada uma das transições apresentadas no diagrama de estados mais completo dos processos.

Respostas:

1-È um sistema operacional que representa um programa em execução, um processo é composto por contexto de hardware, contexto de software e espaço de endereçamento sendo assim por criação, execução, espera pronta e saída.
2- Através de processos independentes e subprocessos.
3- O processo é implementado pelo sistema operacional através de uma estrutura de dados chamada bloco de controle do processo (Process Control Block — PCB). A partir do PCB, o sistema operacional mantém todas as informações sobre o contexto de hardware, contexto de software e espaço de endereçamento de cada processo. 4- Um processo foreground é aquele que permite a comunicação direta do usuário com o processo durante o seu processamento. Neste caso, tanto o canal de entrada quanto o de saída estão associados a um terminal como teclado, mouse e monitor, permitindo, assim, a interação com o usuário.
Um processo background é aquele onde não existe a comunicação com o usuário durante o seu processamento. Neste caso, os canais de E/S não estão associados a nenhum dispositivo de E/S interativo, mas em geral a arquivos de E/S. CPU-boun é um processo que utiliza muita CPU O seu tempo de execução é definido principalmente pelo tempo dos ciclos do

Relacionados