Oientação Profissional

1523 palavras 7 páginas
TEORIAS DE TRAÇOS E FATORES
A Teoria de McCrae, baseia-se na teoria dos traços de Eysenck, concordando também que os traços de personalidade são bipolares, e seguem uma distribuição gráfica em forma de sino. Isto é, grande parte das pessoas pontua no meio, sendo que apenas algumas pessoas pontuam nas extremidades. Os dois traços de personalidade mais fortes eram Neuroticismo (N) e Extroversão (E), tal como os considerava e definia Eysenck.
O seu modelo, trata-se assim de uma organização abrangente dos traços de personalidade.
As pessoas com pontuações elevadas de neuroticismo tendem a ser ansiosas, temperamentais, auto- piedosas, auto -conscientes, emotivas e vulneráveis a distúrbios associados ao stress, ao passo que aquelas com índices de neuroticismo baixos, normalmente são calmas, equilibradas, auto -contidas e não emotivas.
Os indivíduos com índices elevados em extroversão tendem a ser afectivos, joviais, falantes, sociáveis e gostam de se divertir, contrastando com as pessoas com pontuações baixas, que têm propensão a serem reservadas, quietas, solitárias, passivas e incapazes de expressar emoções fortes.
A abertura a novas experiências distingue as pessoas que prefere a variedade daquelas que têm uma necessidade de reclusão e que obtém conforto associando-se a coisas e pessoas familiares. Assim as pessoas com índices altos de abertura a experiências em geral são criativas, imaginativas, curiosas e liberais além de terem uma preferência pela variedade. Já as que apresentam pontuações baixas, são geralmente convencionais, pragmáticas, conservadoras e carentes de curiosidade.
A escala de sociabilidade distingue as pessoas generosas das cruéis, sendo que aquelas que pontuam com relação à sociabilidade tendem a ser confiantes nos outros, generosas, flexíveis, tolerantes e controladas. E indivíduos que pontuam na outra direcção, geralmente são desconfiados, avaros, não amigáveis, irascíveis e críticos em relação às outras pessoas.
O quinto factor,

Relacionados

  • Document1 23
    1956 palavras | 8 páginas
  • Orientação profissional para jovens: um processo facilitador de escolha da carreira
    13330 palavras | 54 páginas