Oi teste

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1032 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Unidade 5



1- Para prosseguirmos para a próxima aula, é muito importante que você não tenha dúvidas sobre o conteúdo desta unidade. Não deixe de fazer os exercícios, pois eles são a melhor forma para compreender e assimilar as informações. Bom trabalho!
O pensamento de Confúcio “Ouço e Recordo, Leio e Memorizo, Faço e Aprendo” é complementado pelo de Maria Rita Gramigna “Quandoaprendemos fazendo, a internalização do aprendizado é duradoura, ao contrário das duas formas citadas anteriormente”.
|Comente essa relação e cite exemplos para ela, preferencialmente vividos por você. |


R: Quando nós ouvimos assim: Vou te ensinar como se faz para mexer no Excel, você vai ao menu iniciar, todos os programas Excel, você aprendeu? Sim, claro!Mas na verdade você não aprendeu, você só vai aprender na prática, fazendo as coisas, aprendendo pegando, você aprende muito mais rápido, porque fica armazenado na memória e quando você precisar vai achar o caminho mais facilmente.



2- Escolha ao menos um dos exemplos de cada uma das seis atividades da fase Vivência, cite situações a ele(s) relacionada(s) e que possa(m) ser aplicado(s),de maneira geral, ao dia a dia das organizações.




a) Atividades de construção :

Criar novos produtos para uma empresa simulada: Criar novos mercados, por exemplo é o groupon que está dando certo no mundo da web.

b) Atividades de Reprodução de Modelos

Montar quebra-cabeças: Toda empresa para ser grande tem que montar um quebra-cabeça, uma estratégia.

c) Atividades deMontagem de Estratégia

Montar estratégias de vendas: Sem uma boa estratégia, nenhuma empresa vai pra frente. Ela tem que ser formada por um grupo forte de decisão.

d) Atividades de Negociação

Simular venda de produtos: Simulação só alcançam seu real objetivo se reproduzirem, o mais fielmente possível, a realidade da empresa em que atuam os jogadores.



e) Atividades DecisóriasOptar por duas decisões aparentemente similares: Para não tomar 1 só caminho, optar por duas decisões similares, para que a empresa siga em frente.

f) Atividades Livres para Desenvolver o Processo Criativo

Dar livre acesso às pessoas, para que tenham ideias e poder executar. As pessoas reagem mais facilmente às atividades livres.



Unidade 6

1) O trecho de um texto extraído deJogos de Empresa, de Maria Rita Gramigna afirma que “A educação que recebemos estimulou a racionalidade, o que incentiva tentativas de fugir dos sentimentos. Por isso, o facilitador poderá lançar mão de alguns recursos auxiliares de expressão, como uso de flip-chart, relatos com perguntas, cartazes simbólicos, recorte e colagem e afins”.
|Quais alternativas àquelas apresentadas você sugere paraenvolver e incentivar a participação dos jogadores nesse processo? |


R: Questionários Individuais, Se o jogo exige participação ativa de todos, o facilitador prepara questionários individuais que servirão para auto-avaliação de performance e posterior discussão em subgrupos. Normalmente, esse tipo de exercício proporciona a troca de feedback, e é comum o resultado da auto-avaliaçãodivergir da percepção do grupo.
2) Outro trecho da mesma obra diz que: “Considerado uma das fases mais importantes do Ciclo da Aprendizagem Vivencial, o Processamento é o momento em que os participantes têm a oportunidade de analisar o ocorrido durante o jogo, avaliando sua atuação e estabelecendo relações com o resultado obtido. Nesse momento, são discutidos os padrões de desempenho e o nível deinteração entre os jogadores”.
|Do seu ponto de vista, os participantes conseguem ser 100% sinceros na avaliação dos companheiros de jogo e, principalmente, em sua |
|auto-avaliação? |


R: Não, ninguém é 100% sincero em sua auto-avaliação, ninguém consegue por defeito...
tracking img