oi jhivfegg

396 palavras 2 páginas
oioioioioioioioooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo- oooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo- oooooooooooooooooooooooooooooooooooooj hhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh hhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh gggggggggggggggggggggggggggggggggg ffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffff- ffffffffffffffff jjjjj jjhhgg

pesar de Você : A realidade em versos.

Apesar de você foi composta em 1970, Chico Buarque passou os anos de 1969 e 1970 em auto-exílio na Itália, quando volta ao Brasil encorajado pelo diretor de sua gravadora que o informou que a situação no Brasil havia melhora, no entanto quando Chico Buarque volta, encontra o cenário violento, sendo os primeiros anos da década de 70 foram os mais marcantes na história da ditadura militar brasileira, então compõem essa canção.

É a primeira e a mais conhecida das canções sobre repressão, chegando a ser usada como canção de protesto tornou-se um “hino da época”, a época do AI-5. Foi proibida pela censura e liberada somente em 1978. Porém, o povo já a cantava nas ruas antes desta data. O motivo de sua proibição foi devido à palavra “você” ter sido identificada como referência ao Presidente Médici.

Análise Textual: A verdade por trás de um relacionamento conturbado.

Na composição de Chico Buarque, há a separação de dois momentos, o hoje e o amanhã. Há na canção uma esperança que o “Amanhã há de ser outro dia”. O Hoje é caracterizado pela submissão do povo perante o governo e a ditadura, e o amanhã seria a esperança de um futuro libertador. Assim como outras canções de protesto, Apesar de você, se utiliza de metáforas de situações cotidianas para abordar o seu real significado (Quando o galo insistir em cantar? /Água nova brotando/ E a gente se amando sem parar).

Para despistar a censura Chico Buarque, alegou que sua música tratava de um amor vingativo, e a palavra “você” remetia a uma mulher ciumenta e mandona. Mas a censura não

Relacionados