ANÁLISE CRÍTICA DO TEXTO A EDUCAÇÃO FAZ TUDO? CRÍTICA AO PEDAGOGISMO NA SOCIEDADE DA APRENDIZAGEM DE LICÍNIO C. LIMA

3879 palavras 16 páginas
ANÁLISE CRÍTICA DO TEXTO A EDUCAÇÃO FAZ TUDO? CRÍTICA AO PEDAGOGISMO NA SOCIEDADE DA APRENDIZAGEM DE LICÍNIO C. LIMA

1. INTRODUÇÃO

A educação vive momento paradoxais do ponto de vista da aprendizagem. Se por um lado, há cada vez mais indivíduos com dificuldades para aprender aquilo que a sociedade exige, todavia, devido a produção de quantidades gigantescas de informação, a utilização intensiva de tecnologias eletrônicas em rede, nunca houve tantas pessoas aprendendo, o que sugere, a emergência de um modelo de pessoas cujos veículos mais eficazes de acesso são os processos de aquisição desse conhecimento, uma vez que são as ferramentas mais poderosas para espalhar ou distribuir socialmente essas novas formas de gestão do conhecimento e que é denominada de sociedade da aprendizagem (Pozo, 2004, p. 11-12).
Nessa sociedade, aprender constitui-se não apenas uma exigência social mas, uma via indispensável para o desenvolvimento pessoal, cultural e mesmo econômico dos cidadãos. Infelizmente, para muitos, a escola é um instrumento que leva ao fim do desemprego e, posteriormente, à ascensão financeira de muitos exclusos. Contudo, essa sede insaciável do ter e do ser, tipico da economia capitalista, reflete diretamente na educação e consequentemente, forma cidadãos individualistas, meritocráticos e apregoados pelo pensamento neoliberal onde, a educação não é incluída no campo social e político, passando a ser integrada no mercado.
Assim, alguns dos problemas econômicos, sociais, culturais e políticos abordados pela educação são muitas vezes transformados em problemas administrativos e técnicos. Uma escola modelo deve conseguir competir no mercado. O aluno passa a ser um mero consumidor do ensino, enquanto o professor fica conhecido como um funcionário treinado para capacitar os seus alunos a se integrarem no mercado de trabalho.
Ao observar essa problemática, este trabalho tem como objetivo à analise do texto de Licínio C. Lima no qual, investiga os efeitos do

Relacionados

  • Unid2 Ativ4paulofreire Umabiobibliografia
    289717 palavras | 1159 páginas