Oficina empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1334 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Em entrevista para uma revista de negócios, o autor Fernando Dolabela disse que “O Brasil é empreendedor em termos quantitativos, mas é um empreendedorismo por necessidade”. Esta avaliação indica que:

Escolher uma resposta.
a. é preciso qualificar o empreendedorismo no Brasil, pois ainda existem muitos brasileiros que iniciam negócio próprio como alternativa ao desemprego, normalmente semcapacitação adequada. Correto
b. a necessidade no Brasil é de que se empreenda em grandes quantidades.
c. o fato de que o Brasil ocupa a 3ª colocação entre os países com maior número de empresas, indica que há um excelente desenvolvimento da atividade empreendedora no país.
d. ao empreender por necessidade, o brasileiro demonstra que inicia um negócio próprio somente pela necessidadede satisfazer seu ego.
e. a maioria dos empreendedores no Brasil possui boa capacitação e são empreendedores em série, tendo mais de um negócio, por isto o Brasil é um empreendedor em termos quantitativos.
Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
Question 2
Notas: 1
(Adaptado de Dornelas, 2012). Quanto à disposição para assumir riscos, pode-se dizer que os empreendedores:

Escolheruma resposta.
a. não se preocupam com os riscos.
b. não assumem riscos.
c. assumem riscos calculados, pois possuem conhecimento dos problemas que podem enfrentar. Correto
d. assumem altos riscos sem avaliação prévia.
e. não investem em negócios que tenham perspectiva de risco, buscando alternativas para aplicar seu capital.
Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
Question3
Notas: 1
Existem muitos tipos de empreendedores, dentre eles o intraempreendedor e o empreendedor social. Qual alternativa apresenta a diferença entre estes dois tipos de empreendedor?

Escolher uma resposta.
a. O intraempreendedor trabalha somente em empresas privadas, e o empreendedor social executa serviço em troca de remuneração em empresas do Terceiro Setor (ONG’s).
b. Ointraempreendedor é mais autoconfiante quando comparado com o empreendedor social.
c. O intraempreendedor busca atender às necessidades de crescimento da organização para a qual trabalha, enquanto o empreendedor social busca a resolução de problemas sociais, realizando projetos e liderando equipes. Correto
d. O intraempreendedor trabalha em organizações com estrutura formal, enquanto osempreendedores sociais atuam na informalidade.
e. O intraempreendedor cumpre metas previamente estabelecidas, enquanto o empreendedor social trabalha sem necessidade de planejamento.
Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
Question 4
Notas: 1
(ENADE 2012) Antes de iniciar um negócio, é preciso que o empreendedor reflita sobre suas competências e seu projeto de vida pessoal, levando emconsideração as consequências de se transformar em um proprietário de empresa.

Se essa reflexão for positiva, o próximo passo será descobrir uma oportunidade de negócio. Para tal, será necessário, primeiro, desenvolver uma ideia. Especialmente nesse ponto, avaliar se o potencial da ideia é importante.

Logo, se alguém tem interesse em criar um negócio, deve monitorar o ambiente à sua volta em buscade problemas, faltas, serviços malfeitos ou até exemplos de sucesso que não conseguem atender à demanda. Deve, também, identificar uma área de negócios em que se sinta confortável.


A partir dessas ideias sobre empreendedorismo, avalie as afirmações seguintes.

I. A oportunidade deve ajustar-se ao mercado.

II. Uma ideia não é necessariamente uma oportunidade.

III. Um empreendedor, aoutilizar sua habilidade, dá forma a uma oportunidade que outros não identificaram, ou identificaram cedo ou tarde demais.

É correto o que se afirma em:

Escolher uma resposta.
a. III, apenas. Errado
b. I, II e III.
c. I e II, apenas.
d. I, apenas.
e. II e III, apenas.
Errado
Notas relativas a este envio: 0/1.
Question 5
Notas: 1
(AEDECCA/FACHUCA, 2010) Sobre a...
tracking img