Ofazer da pratica em historia: do pragmatismo positivista em busca de nova historia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (683 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS
PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO
CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA

O REFAZER DA PRÁTICA EM HISTÓRIA: do pragmatismo positivista em busca da nova história.

PorSirlem Nóbrega Conde

Manacapuru
2010
SIRLEM NÓBREGA CONDE

O REFAZER DA PRÁTICA EM HISTÓRIA: do pragmatismo positivista em busca da nova história

Projeto de pesquisa apresentado a Universidade doEstado do Amazonas – U.E. A, pelo curso de Licenciatura em História, como requisito para obtenção de nota parcial na disciplina Prática do Ensino de História I e Estágio supervisionado, sob aorientação dos professores Suely do Nascimento Teixeira e Davi Avelino Leal.

Manacapuru
2010
JUSTIFICATIVA
A escolha do tema ora proposto emergiu do contato que tive durante o estágio supervisionado e práticado ensino de história, com a dura realidade pela qual o ensino da história vem sendo aplicado, tendo como campo de estudo a Escola Estadual Carlos Pinho, muito prestigiada no âmbito educacional domunicípio de Manacapuru, o que é bastante preocupante, pois esta Escola serve de modelo e orgulho do Município no que se refere à educação no Estado.
No decorrer de minha observação, pude notar que àprática como vem sendo ministrada a disciplina de história, vai de encontro às novas abordagens e tendências, este modelo que copia e reproduz certos hábitos é tipicamente inócuo e conservador, deixandobem claro que ser tradicional não significa ser antiquado e usando as palavras de Mário Sérgio Cortela, (2008) ser tradicional, nada tem haver com ortodoxo e conservador, aproxima-se mais, neste caso,com padrão de qualidade, algo que é bom e tem que ser preservado.
Outro fator que contribui para o agravamento do atual quadro, a que se encontra a aplicação do conhecimento em história, o qual otorna menos atrativo, seria o referente ao da formação dos professores. Muitos professores, os quais já estão no oficio do magistério há muito tempo são alocados em disciplinas nas quais não...
tracking img