Odontologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1215 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

A sialolitíase é uma das doenças mais comuns das glândulas salivares, sendo a maior causa de disfunção dessas glândulas. A sialolitíase ocorre devido a estruturas mineralizadas, denominadas sialolitos, que podem se formar no interior das glândulas salivares maiores, principalmente submandibular e parótida, e em glândulas salivares menores, nos seus ductos ou parênquimas excretores,inibindo assim, a secreção salivar. Com isto, ocorre o entumecimento da glândula, podendo o paciente apresentar desconforto e dor, especialmente no momento das refeições. Não tem predileção por sexo e no geral ocorre em indivíduos de meia idade e pode ser observada em qualquer região da cavidade oral, sendo as mais acometidas o lábio superior e a mucosa bucal, podendo ser bilateralmente eunilateralmente. Radiograficamente, os sialolitos apresentam um aspecto radiopaco. As lesões geralmente são assintomáticas, porém, quando associadas a infecções secundárias, podem gerar dor, inchaço e secreção purulenta. O tratamento indicado é a excisão cirúrgica total da glândula afetada.

OBJETIVO

A finalidade deste trabalho foi descrever as características clínicas, histopatológicas,radiográficas, bem como, a etiogenia e a patogênese da sialolitíase.

REVISÃO DE LITERATURA

A sialolitíase ocorre devido à deposição de sais de cálcio ao redor do acúmulo de restos orgânicos, compostos de muco, bactérias, células epiteliais do ducto e corpos estranhos, no lúmen do ducto salivar, assim, são originadas estruturas calcificadas denominadas sialolitos.
Ela pode variar na predileçãopelos sexos, sendo que alguns autores consideram que há maior incidência pelo sexo masculino. Ocorre, em geral, em pessoas de meia idade, entre a quarta e a sexta década de vida, podendo ser observada em qualquer região da cavidade oral sendo que os locais mais acometidos são o lábio superior e a mucosa jugal. Apresentam-se bilateralmente ou unilateralmente. Radiograficamente, os sialolitosapresentam um aspecto radiopaco e não são observados em radiografia de rotina, método mais acessível e utilizável. A ultra-sonografia deve ser considerada como um método diagnóstico útil para avaliação glandular em casos suspeitos de sialolitíase, não somente por poder detectar cálculos radiopacos e confirmar o diagnóstico durante inflamações agudas, mas por determinar a morfologia dos ductos excretores,alterações na textura do parênquima e sua relação com estruturas adjacentes.
As lesões geralmente são assintomáticas, porém, quando associadas a infecções secundárias, podem gerar dor, secreção purulenta, tumefação local ou sensibilidade da glândula afetada.
Clinicamente, os sialolitos apresentam-se como massas duras, redondas, ovais ou cilíndricas, móveis e submucosos. São únicos em suamaioria, possuem coloração amarelada, amarelo-acastanhada ou branca e podem apresentar fístula devido à proximidade com a superfície da mucosa oral.
Microscopicamente, as massas calcificadas apresentam laminações concêntricas com alternância basofílica e zonas eosinofílicas, que podem circundar um nicho de restos orgânicos amorfos. Se o ducto associado também for removido, freqüentemente mostrarámetaplasia de células escamosas, oncocíticas ou mucosas. Também é evidente uma inflamação periductal.
Para o diagnóstico diferencial aconselha-se efetuar um exame de palpação digital do piso da boca e fazer radiografia oclusal para verificar a possibilidade de cálculo.
O tratamento pode ser muitas vezes conservador, por palpação bimanual que visa à retirada dos sialolitos pequenos através doorifício. Existem os sialogogos, medicamentos que estimulam o fluxo salivar, que podem ser utilizados como forma de tratamento, assim como, calor úmido e aumento de ingestão de líquidos para promover a eliminação do cálculo. Nos casos de cálculos maiores a excisão cirúrgica é indicada, seguida de curetagem, se necessário.

DESCRIÇÃO DO ARTIGO
O artigo teve como finalidade descrever as...
tracking img