Odm: metas mal compreendidas - resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (253 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Os Objetivos para o Desenvolvimento do Milênio foram o resultado da sintetização de objetivos e metas previamente estabelecidos pela Cúpula do Milênio em umdocumento denominado “Declaração do Milênio”. Estes objetivos e metas têm como base uma análise histórica global de como tem ocorrido o desenvolvimento nas 8 áreasem que foram propostos os focos de ação. Como a análise foi global, não há como esperar que estes objetivos sejam igualmente atingidos por todas as nações domundo, considerando que há países com maior ou menor grau de desenvolvimento e possibilidades de ação do que outros.
Assim, é preciso que cada local, seja estepaís, estado, cidade, defina metas locais, pensando no histórico local. Assim, será possível estabelecer objetivos e metas mantendo um equilíbrio sensato entreambição e realismo.
É equivocado e desmotivante, por exemplo, dizer que países da África Subsaariana não estão no caminho certo para atingir as metas e classificá-loscomo ‘mau-procedimento’ por não haver condições históricas e recursos naturais, por exemplo, suficientes para alcançar tais metas.
Segundo o autor, enquanto os8 Objetivos para o Desenvolvimento do Milênio e suas 18 metas forem tratadas como um modelo único para as performances dos países, não será possível alcançar osucesso outrora esperado com a Declaração do Milênio. E então, “pode suceder-se um grande silêncio, à medida em que o prazo de 2015 estiver mais próximo.“

JanVandemoortele, ODM: METAS MAL COMPREENDIDAS? Centro Internacional de Pobreza. One Pager Português. Fevereiro/2008. Acesso em: . Acesso em:09/set/2010.
tracking img