Obstáculos epstemolólicos

1235 palavras 5 páginas
IFSP - Instituto Federal de Educação e Tecnologia de São Paulo

TRABALHO DE AVALIAÇÃO 3

A Hitória da Matemática no Processo Ensino Aprendizagem

disciplina : Didática da Matemática

professora Fabiane

aluno : Fernando Manholer Ferreira prot. : 0870765

Teoria da situação didática

Situação didática e a-didática:

Com a apresentação do grupo em sala compreendi que basicamente a situação didática é toda a situação colocada implicitamente ou explicitamente pelo professor, para aquisição e construção do saber.
A situação a-didática o aluno, sem a interferência do professor, consegue construir e aplicar o saber fora do contexto do ensino assim desenvolvendo também seu conhecimento.

Contrato didático:

O contrato didático estabelece os direitos e deveres de cada um e regulam as relações e papéis entre professor e aluno.
O que entendi na apresentação sobre contrato didático foi que o contrato pode ser implícito ou explícito. O explícito, onde o professor em comum acordo com os alunos estabelece um conjunto de normas e relações e o implícito fica pautado sempre na ética e respeito mútuo entre aluno e professor.

Obstáculo epistemológico

Os obstáculos epistemológicos pode ser entendido como entraves à aprendizagem, e causam a estagnação da construção do pensamento e pode até existir um retrocesso do saber.
O papel do professor é fundamental não só para identificar obstáculos como também ficar atento para não criá-los.
O professor precisa estar ciente dos tipos de obstáculos e do que cada um trata, pois somente assim poderá identificá-los e superá-los, tanto quanto os obstáculos de seus alunos.
Um exemplo de obstáculo criado criado pelos professores é quando no ensino básico o professor ensina multiplicação e divisão e diz: “quando multiplicamos um número pelo outro o resultado sempre aumenta e quando dividimos sempre diminui”.
Mas isso só é verdade para os números inteiros, quando o aluno aprende os números

Relacionados