Obsolecencia programada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1049 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
OBSOLESCENCIA PROGRAMADA

Ao refletirmos sobre Obsolescencia Programada, a primeira mão o que nos vem a mente é: O que é Obsolescencia Programada? Esta pergunta é a chave para iniciarmos um interessante estudo sobre este fenomeno, que teve inicio nas decadas de 1930 e 1940 nos paÍses capitalistas e está presente até os dias de hoje em grande parte do planeta. Este fenomeno de cunho industriale mercadológico, nos remete a definição de que um produto ao ser fabricado tem a sua vida útil, ou ainda, a sua durabilidade ou funcionamento, previamente determinada no momento de sua fase de projeto, partindo do principio de que quanto menor a sua vida útil, maior será a sua necessidade de reposição e por final a venda do mesmo.
O filme em si, parte de uma estória onde o personagem tem a umaimpressora, que para de imprimir repentinamente, sem motivo aparente criando assim, um desenrolar curioso que é utilizado como pano de fundo para contar a história da Obsolescencia, da qual o mesmo leva a impressora a três assistencias técnicas, para orçamento de conserto e unanimemente recebe como sugestão o descarte e aquisição de uma nova impressora. Visto que o custo para troca de peças seriaigual ou superior de uma nova ou de modelo ainda superior, o personagem resolve então não se render e se tornar portanto, mais uma vítima da Obsolescenia Programada.
Alguns aspectos interessantes são demostrados no filme como por exemplo, o primeiro produto alvo da obsolescencia programada, a lâmpada. No Estado da California – EUA – em um quartel do corpo de bombeiros é identificada uma lâmpadacentenária no ano de 2001, da qual vira motivo de comemoração após estar ligada de forma ininterrupta desde 1901. Câmeras filmadoras instaladas para o acompanhamento desta façanha, já haviam sido trocadas três vezes fruto da Obsolescencia. O ano de 1901, data que fora fabricada e antecedera o acontecimento do cartel entre as empresas de fabricação de lâmpadas, que estabelecia que uma lâmpada padrãodeveria ter a vida útil de 1000 horas, dando assim o inicio a Obsolescencia Programada às lâmpadas, um dos primeiros produtos alvo deste fenômeno.
Na década de 1930 com a crise de Wall Street o governo americano resolve estebelecer a Obsolescencia como uma ferramenta para fazer impulsionar a economina, na qual os produtos deveriam ter um determinado tempo de vida e findo este tempo seriamconsiderados “mortos”. Uma vez mortos seriam trazidos a um agencia nacional para descarte. Tal decisão não foi a frente. Porém na decada de 50, o povo americano era incentivado a buscar sempre produtos mais novos e modernos como carros, eletrodomésticos, roupas e aparelhos de uso em geral, fascinados pelo novos designs cada vez mais modernos.
Trazendo a obsolescencia programada aos dias atuais, édestacado através de economistas as consequências deste fenômeno no âmbito social-economico e ambiental. Em paralelo as exposições, nosso personagem citado ao inicio do texto, descobre através de pesquisas na internet, que o problema de sua impressora está em um chip que delimita a quantidade de 18000 paginas a serem impressas, e após isso a impressora para de funcionar.
Outro exemplo trazido noenredo é o da empresa Dupont, esta que fabricara meias femininas, com um novissimo produdo chamado “Nylon”, recentemente descoberto e com um resistencia estupenda, capaz até de servir como corda para puxar um automóvel. Como este produto apresentara uma durabilidade excepcional, as vendas não aconpanhavam o retorno financeiro, motivo este que leva os engenheiros a frustação, fazendo com que os mesmostrabalhassem em fragilizar a durabilidade do produto, trazendo por sua vez a frustação também dos consumidores que agora teriam que conviver com um produto não mais duradouro.
Por um outro lado podemos observar o oposto, a obsolescencia nos países comunistas, que tinham como orgulho por exemplo, em fabricar refrigeradores que teriam vida útil de mais de 25 anos. Este é o caso da Alemanha que...
tracking img