Obrigado por fumar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (539 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Negociação/Argumentação
O filme “Obrigado por fumar” é um ótimo exemplo de como a argumentação bem feita pode resultar na inversão total de posições, provando que mesmo errado podemos e estamoscertos, dependendo da forma de como abordamos determinado assunto.
Nick é um lobista, esta profissão nos EUA é legalizada, mas no Brasil podemos compará-lo a um assessor de imprensa, que muitas vezes sedepara com saias-justas, das quais tem que investir muito poder persuasivo,negociação e argumentativo, além de tudo,tem que falar bem e prender a atenção.
O poder argumentativo do personagemprincipal atraia a atenção não só dos principais chefes da indústria do tabaco, de uma repórter de um jornal de Washington que deseja investigá-lo e que usa de meios "sexuais" para conseguir seus objetivos,além de um político que não conseguiu até o final do filme vencer Nick no uso das palavras, perdendo todos os debates.
Neste longa metragem existe uma cena em que o lobista defende seu produto,éassustadora, pois por poucos segundos eu realmente concordei com ele. A cena em questão é quando Nick dá uma entrevista para a imprensa depois de ter sido seqüestrado por um grupo antitabagismo radical eter sido completamente coberto com adesivos de nicotina, como uma represália ao seu trabalho, ele consegue com apenas uma frase passar de vilão à vítima. Sustentando o argumento de que se não fosse umfumante, não agüentaria aquela dose absurda de nicotina, o cigarro salvou a sua vida! Ele não mentiu, usou a verdade acerca de uma informação científica obtida através de seu médico, a favor daempresa na qual trabalhava.
É inegável que as técnicas ou mesmo a vocação natural persuasiva do personagem é impressionante, e que podemos vivenciar esta arte em diversas profissões, como nas relaçõespúblicas, publicidade, política, direito, entre outras, que exigem que o profissional venha defender o ponto de vista de sua organização, comunidade ou cliente. Ou até mesmo formar uma opinião sobre...
tracking img