Objetvos da educacao basica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1229 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO:
Objetivos da Educação Básica.
A Lei de Diretrizes e Bases, complemento a constituição federal, entende que a educação básica tem por finalidade, desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhes meios para progredir no trabalho e estudos posteriores.Lei.9.394/96.
Composta pela Educação Infantil, Ensino Fundamental epelo ensino médio, a educação básica é encarada como um conjunto orgânico e seqüencial e mobiliza as três esferas do governo em sua organização e oferecimento.
A escola ao atender estudantes de todas as classes sociais, sentiu necessidade de discutir o palel do ensino básico, na sociedade que ser quer para o Brasil.
Conforme o artigo 26, inciso 3º, da LDB 9.394/96,” a educação física é componentecurricular da Educação básica” , e foi acrescido o termo “obrigatório”, nos três níveis.
A LDB, define o papel da escola, de formas diferenciadas, tendo como referencia os sujeitos que compõem a escola pública, de onde eles vêm, que referencias sociais e culturais trazem para a escola.
A educação física, tras como contribuição a reflexão e discussão da pratica pedagógica. Definindo que essesindivíduos terão como formação, a escola contribuirá para determinar que tipo de participação ele terá na sociedade, onde as oportunidades sejam iguais para todos.
Especificidade do Ensino Médio
Se a Educação Física faz parte do currículo escolar, é e deve ser considerada uma disciplina que possui um objeto de estudo e, conhecimentos a serem transmitidos, vivenciados e (re)construídos.
OPCN(1999), um dos objetivos da educação física no ensino médio é o aprofundamento e
As aulas de Educação Física não devem atingir extremos: totalmente prática ou somente teorização. A Educação Física é uma área de conhecimento que possui uma especificidade: o movimento humano consciente. É preciso que a prática seja realizada com embasamento teórico, sem perder suas características.
Desta forma,esse trabalho teve como objetivos:
· conhecer quais conteúdos teóricos da Educação Física são considerados importantes na opinião de alunos do Ensino Médio.
· analisar, através do relato dos alunos, quais conteúdos teóricos são considerados importantes e necessários na disciplina de Educação Física e por quê.
· verificar como os alunos percebem os conteúdos teóricos desenvolvidos em aulas deEF.
TRABALHO COMO PRINCIPIO EDUCATIVO
De acordo com os PCNs (1999), um dos objetivos da Educação Física no Ensino Médio é o aprofundamento e consolidação de conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental. No entanto, não existe, na prática, essa continuidade.
No entender de TIBEAU (2001), os PCNs apontam para a busca de uma postura educacional que se distancie daquela em que o professorapresenta a atividade pronta e acabada para o aluno. Em seus objetivos aparecem palavras como transformar, produzir, expressar, comunicar idéias, questionar, formular problemas, termos que se associam ao conceito de criatividade.
KOLYNIAK (2000) considera o movimento humano consciente como objeto de estudo da Educação Física: todo movimento corporal que possibilite uma representação psíquica e umainterferência voluntária imediata ou mediata é considerado como movimento humano consciente. O autor complementa citando que ao reconhecer o movimento humano consciente como objeto de estudo da Educação Física, faz com que a prática da disciplina deixe de ser o núcleo para ser as partes. Portanto, é necessário estabelecer um conjunto de referências conceituais e experiências motoras que envolvam todosos níveis de ensino. Para NASCIMENTO (1998:51) a Educação Física tem como objeto de estudo o conhecimento das manifestações que compõem a cultura corporal, ou seja, as formas de representação do mundo através do corpo, como os jogos, os esportes, as danças, a ginástica, as lutas e outras práticas corporais.
Da mesma forma, TIBEAU (2002) apoia os autores que consideram a motricidade e o...
tracking img