Objeto contabil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1532 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Objeto da pericia contábil
A pericia contábil tem por objeto principal os fatos ou questões contábeis relacionadas com a causa do aspecto patrimonial, que para serem verificadas são submetidas a analise e apreciação técnica do perito, considerando limites essenciais, ou “caracteres essenciais”.
Cada perito adotam procedimentos únicos para condução de uma pericia contábil, mas independentementedos procedimentos adotados existem caracteres essenciais.
1) limitação da matéria;
2) pronunciamento adstrito à questão ou questões propostas;
3) meticuloso e eficiente exame do campo prefixado;
4) escrupulosa referência à matéria periciada;
5) imparcialidade absoluta de pronunciamento.
Na matéria de pericia judicial os limites da matéria são submetidos pelo próprio objeto subjudice ou pelo magistrado dos pontos controvertidos quando do despacho saneado, ou em audiência.
São as questões ou fatos de natureza contábil abordados nos autos sobre os quais os magistrados deverão debruçar-se para lavrar sua sentença.
A extensão do trabalho pericial às vezes necessita romper limites que ficam adstritos aos contornos da ação proposta, buscando elementos correspondentesoriginários das exigências técnicas geradas pela matéria fática. Porem deve manter sempre a regra básica de que a matéria técnica alheia aos fatos é impertinente e, em hipótese alguma deve desvirtuar ou alterar os objetivos centrais perseguidos pela pericia contábil.
Segundo Ornelas (2000, p.36) ‘’ a tarefa pericial envolve a necessidade de o perito adotar procedimentos meticulosos e eficientes de examedas questões contábeis prefixadas na lide.’’
A maneira de oferecer respostas ou raciocínio técnico baseado e enunciado das fontes com as próprias analise e apreciações, devem ser identificadas as fontes informativas ou reveladoras e assim manter fiel nas referências às questões objeto do trabalho pericial.
Diligências
Segundo Ornelas (2000, p.70) ‘’O termo diligência, lato sensu, pode serentendido como todas as providências levadas a efeito pelo perito para permitir-lhe oferecer o laudo pericial contábil; alias, é o próprio Código civil que não dá esse entendimento. ’’
O termo diligência pode ser entendido como uma das fases do trabalho pericial, no caso, o trabalho de campo no qual envolvealgumas etapas onde o perito tem com objetivo central a busca de dos elementos fático que vão permitir solucionar questões contábeis submetidas a sua consideração técnica, onde o primeiro momento situa-se na formalização da própria diligência que esta sendo realizada, que se materializa e documenta por meio da elaboração de termo de diligencia com esse documento o perito prova que realizoudeterminada visita e requereu ou livros e documentos que indicou no próprio documento, o perito também precisa de provas para salvaguardar a integridade de seu mandato judicial. A juntada de uma copia desse termo ao lado oferecido descarta de plano, eventuais insinuações por ventura oferecida pelas partes, no sentido de que tentando destruir o trabalho oferecido, o perito não teria realizadodiligencias ou não teria requerido a exibição de livros e documentos.
O s dados que identificam o processo deve conter o termo de diligência elaborado pelo perito, com o local e a hora da diligência, os documentos que o perito deseja ver exibidos, a identificação do perito e do representante local, assinatura dos dois, local e a data. Após esse processo é chegado o momento de realizar os exames e asverificações contábil e documentos planejados. O primeiro exame a ser desenvolvido refere-se á veracidade dos documentos exibidos e se os mesmo merecem fé.
É necessário apresentarmos um rol dos livros obrigatórios. Podemos dividi-los em quatro categorias:
1° Livros contábeis, composto do livro diário geral e razão, e se houver, dos livros auxiliares, como, por exemplo, fornecedores, bancos,...
tracking img