Plano real, causas e efeitos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2065 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

O trabalho que segue irá analisar o Plano Real, programa econômico que se enquadra e pode ser classificado como uma particularidade governamental, desde o seu nascimento, fases de implantação até as conseqüências trazidas por esse Plano Econômico, criado em meados de 1993, para o Brasil. E mais, saber quais foram suas repercussões sobre a sociedade.
Após o encerramento do ciclode governos militares (1964-1985), o Brasil enfrentou as dificuldades econômicas herdadas do chamado milagre econômico dos anos 70 e experimentou uma série de planos de estabilização, em geral baseados em políticas monetária conservadoras (como congelamento de preços e confisco de poupança). De 1986 a 1994, foram seis tentativas de conter a carestia - antigo sinônimo de inflação, reintegrado aovocabulário daqueles tempos: Cruzado 1 e 2, Bresser, Verão, e Collor 1 e 2.
Finalmente, as tentativas de estabilização econômica obtiveram êxito com o Plano Real, do qual trataremos no trabalho proposto a seguir.
O Plano Real é um programa de estabilização econômica que tem no seu comando o ex-Ministro da Fazenda Fernando Henrique Cardoso. O programa é considerado o mais bem sucedido plano econômicono que se diz respeito ao controle de inflação crônica, que vinha caracterizando o país havia um certo tempo.
Combinaram-se condições políticas, históricas e econômicas para permitir que o Governo brasileiro lançasse, ainda no final de 1993, as bases de um programa de longo prazo. Organizado em etapas, o plano resultaria no fim de quase três décadas de inflação elevada e na substituição da antigamoeda pelo Real, a partir de primeiro de julho de 1994.
Dentre os objetivos do Plano Real, podemos citar: estabilidade monetária, combate a inflação, e o aumento dos preços. Foram tomadas várias medidas de contenção do consumo como: elevação dos juros, diminuição dos créditos, rígido controle de aumentos salariais. O Plano também previa o controle dos gastos públicos a intensificação dasprivatizações e a abertura da economia para a entrada de investimento estrangeiro, ou seja, subordinava-se à economia dos princípios do neoliberalismo.

O Plano Real
O Plano Real foi um plano de estabilização econômica conduzido sob o governo de Itamar Franco e idealizado pela equipe econômica liderada pelo então Ministro da Fazenda Fernando Henrique Cardoso, posteriormente eleito presidente em 1994.Seu objetivo primário era controlar a hiperinflação.
O Plano passou por três fases: O Programa de Ação Imediata, a criação da URV (Unidade Real de Valor) e a implementação da nova moeda, o Real.
O Programa de Ação Imediata (PAI) foi a medida para a redução e organização dos gastos da União, primeiro passo na arrumação da casa. O programa estabeleceu um conjunto de medidas para redução e maioreficiência dos gastos da União.
As medidas iniciais do PAI foram: corte orçamentário de US$ 6 bilhões em 1993; proposta orçamentária para 1994 realista; encaminhamento de Projeto de Lei limitando as despesas com os servidores civis a 60% da receita corrente da União, estados e municípios; e a elaboração de Projeto de Lei definindo claramente as normas de pagamento das dívidas de estados emunicípios com a União.
Um fato interessante para se ressaltar dentro do processo do Plano Real foi a renúncia por parte dos presidentes do BNDES e BACEN, que gerou um fortalecimento da equipe do Plano Real, tendo efeito positivo para Fernando Henrique.
Esta primeira fase do plano de estabilização se propunha a construir uma "âncora fiscal" para os preços, garantindo aos agentes econômicos que o governosó gastaria o que arrecadasse, sem a possibilidade de emissão primária de títulos e moeda para cobrir gastos correntes do Governo.
Apesar dos riscos e histórico de fracassos, o Plano propôs a troca da moeda, que passou a ser uma das principais características do programa, que traz com o nome, o símbolo da moeda nos dias atuais.
A segunda etapa iniciou com a edição da MP (Medida Provisória)...
tracking img