Obesidade na infancia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (286 palavras )
  • Download(s) : 1
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1.TEMA
Nos dias de hoje no Brasil a tendência da obesidade tem sido um tema prioritário na saúde pública. A preocupação com as repercussões da obesidade nos grupos menos favorecidosimpõe o aprofundamento teórico sobre sua dinâmica e o delineamento de políticas públicas mais eficazes para a prevenção e o controle da enfermidade nesses segmentos. Nunca houve umageração com tantas crianças obesas, essa epidemia que afeta os adultos de excesso de peso e da obesidade, prejudica as crianças, além de que os riscos são maiores. As conseqüências para ascrianças são bem piores, pois elas estão carregando mais peso durante mais tempo, em seu estágio critico de desenvolvimento e crescimento, as doenças relacionadas à obesidade nas crianças, queantes só apareciam em adultos são: Pressão Alta, Colesterol elevado, Fígado sobrecarregado e Apnéia noturna.
As brincadeiras que antes exigiam esforço físico e gasto de energia,atualmente são raras, não é mais comum ver uma criança pedalando, realizando uma atividade saudável. Hoje elas foram substituíram pela TV, videogame e pela internet, atividades que não exigemesforço físico nenhum. O excesso de peso prejudica a saúde física, social e emocional da criança. A disponibilidade de alimentos com alto teor calórico e o sedentarismo decorrente dainatividade relacionada às horas de uso de televisão, jogos eletrônicos e computadores são algumas das causas do aumento do número de crianças obesas.
Nos últimos anos a alimentação vemmudando, - arroz e feijão que são insubstituíveis, vêm sendo trocados por alimentos industrializados, onde o resultado que se obtém é a obesidade. A obesidade infantil tem aumentadodrasticamente em todos os países industrializados, nos quais a inatividade física parece contribuir da mesma forma que a ingestão elevada e desbalanceada de alimentos.

2. PROBLEMA
tracking img