Obesidade infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (659 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Administração Cientifica – Ênfase nas tarefas
Taylorismo ou Administração científica é o modelo de administração desenvolvido pelo engenheiro Frederick Taylor, considerado o pai da administraçãocientífica. É considerada um subcampo da perspectiva administrativa clássica.
A teoria geral da administração começou com a ênfase nas tarefas, com a administração científica de Taylor. A seguir, apreocupação básica passou para a ênfase na estrutura com a teoria clássica de Fayol e com a teoria burocrática de Max Weber, seguindo-se mais tarde a teoria estruturalista. A reação humanística surgiu coma ênfase nas pessoas, por meio da teoria comportamental e pela teoria do desenvolvimento organizacional. A ênfase no ambiente surgiu com a Teoria dos Sistemas, sendo completada pela teoria dacontingência. Esta, posteriormente, desenvolveu a ênfase na tecnologia. Cada uma dessas cinco variáveis - tarefas, estrutura, pessoas, ambiente e tecnologia, provocou a seu tempo uma diferente teoriaadministrativa, marcando um gradativo passo no desenvolvimento da TGA. Cada teoria administrativa procurou privilegiar ou enfatizar uma dessas cinco variáveis, omitindo ou relegando a um plano secundáriotodas as demais.
Desta forma ele buscava ter um maior rendimento do serviço do operariado da época, o qual era desqualificado e tratado com desleixo pelas empresas. O estudo de "tempos e movimentos"mostrou que um "exército" industrial desqualificado significava baixa produtividade e lucros decrescentes, forçando as empresas a contratarem mais operários.
Os quatro princípios fundamentais daadministração Científica são:
 Princípio do planejamento
 Princípio da preparação dos trabalhadores
 Princípio do controle
 Princípio da execução

Para Taylor:
 À gerência caberia: afixartrabalhadores numa jornada de trabalho controlada, supervisionada, sem interrupções, a seu controle, podendo o trabalhador só parar para descansar, quando for permitido, com particularização de cada...
tracking img