Obesidade infantil no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1610 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
OBESIDADE INFANTIL NO BRASIL
Prof. Fernanda Quintas Martins
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Ciências Biológicas/Licenciatura BID 1871 – Bioquímica
26/10/2009


Resumo

A OBESIDADE INFANTIL TEM CRESCIDO A CADA DIA, E COM ELA A PREOCUPAÇÕES DOS PAIS EM COMO FAZER COM QUE AS CRIANÇAS PERCAM PESO E EVITAR FUTUROS PROBLEMAS DE SAÚDE. A DEFINIÇÃO DE OBESIDADE É SIMPLESMENTETER DEMASIADA GORDURA CORPORAL. O TER EXCESSO DE PESO SIGNIFICA QUE O SEU PESO ESTÁ MUITO ACIMA DOS NÍVEIS CONSIDERADOS SAUDÁVEIS. SER OBESO E TER EXCESSO DE PESO, AMBOS, AUMENTAM SIGNIFICATIVAMENTE A PROBABILIDADE DA CRIANÇA EM DESENVOLVER TODAS AS DOENÇAS RELACIONADAS E CONHECIDAS. SABEMOS QUE AS CRIANÇAS OBESAS É UM PROBLEMA SÉRIO E ATUAL E É NECESSÁRIO TOMAR ALGUMA AÇÃO CONTRA O SOBREPESO. ASCRIANÇAS COM PROBLEMAS DE SOBREPESO NÃO SÃO SÓ AFETADAS NA SUA SAÚDE FÍSICA, O SOBREPESO AFETA TAMBÉM A SAÚDE MENTAL E EMOCIONAL DAS CRIANÇAS.

Palavras-chave: Obesidade, Alimentação, Saúde.



1. introdução



Os jornais e a televisão constantemente nos recordam que um número crescente de crianças está acima do peso ou obesas. E muitos pais estão começando a colocar seus filhosem dietas e com os riscos que eles correm de desenvolver sérios problemas de saúde. As crianças com sobrepeso são em regra gerais muito envergonhadas com o seu corpo. As crianças são a que menos conseguem combater este problema, não só porque têm vergonha do seu corpo, mas também porque têm vergonha de fazer exercício à frente das outras crianças.  Os pais podem ensinar os filhos sobre toda equalquer informação e comportamentos a seguir para ajudar a baixar as taxas de obesidade infantil e a prevenir as doenças inerentes a esse fenômeno. Mas qual a melhor maneira de fazer com que a criança perca peso e mantenha o peso perdido? Atualmente na nossa sociedade é mais freqüente encontrar casos de obesidade na idade adulta do que na infância. No entanto a obesidade infantil está a aumentar e aatingir níveis alarmantes, estima-se que o numero de crianças obesas no Brasil tenha aumentado 5 vezes nos últimos vinte anos, atingindo atualmente 10% das crianças no Brasil. As conseqüências da obesidade são uma tragédia para as crianças que enfrentam este problema.
2. OBESIDADE INFANTIL NO BRASIL

A obesidade é uma patologia que afeta uma grande porção da população mundial,principalmente nos países ricos e industrializados. Hoje, a obesidade é considerada uma epidemia e um caso de saúde pública. (OBESIDADE INFANTIL, 2008)


A obesidade infantil já atinge cerca de 10% das crianças brasileiras. Uma criança é considerada obesa quando possui 20% a mais do peso ideal para sua idade. O cálculo é feito através do índice de massa corporal, calculado da seguinte maneira:peso (em kg) dividido pela altura ao quadrado. (OBESIDADE INFANTIL, 2008)


A obesidade não é mais apenas um problema estético, que incomoda por causa da “zoação” dos colegas. O excesso de peso pode provocar o surgimento de vários problemas de saúde como diabetes, problemas cardíacos e a má formação do esqueleto. Cerca de 15% das crianças e 8% dos adolescentes sofrem de problemas deobesidade, e oito em cada dez adolescentes continuam obesos na fase adulta.(SILVA, NUNES, 2009)

As pessoas dizem que crianças obesas ingerem grande quantidade de comida. Esta afirmativa nem sempre é verdadeira, pois em geral as crianças obesas usam alimentos de alto valor calórico que não precisa ser em grande quantidade para causar o aumento de peso.


Isso indica que a obesidade éum risco cada vez mais presente na vida de crianças e jovens de hoje em dia, o que é muito preocupante. Nos anos 70, a relação de brasileiros obesos entre 6 e 18 anos em condições acima do peso eram apenas 3%, hoje em dia aumentou 5 vezes, ou seja, aproximadamente 6,5 milhões de crianças e adolescentes são obesos. Prevenção é a palavra chave para evitar a obesidade. (SILVA, NUNES, 2009)


3....
tracking img