Nível de satisfação dos cooperados da cooperativa coopsater em dueré - to

9627 palavras 39 páginas
1 INTRODUÇÃO

A intenção desse estudo foi identificar o nível de satisfação dos associados da COOPSANTER (Cooperativa de Produtos de Açúcar Mascavo, Milho, Rapadura e derivados em Dueré – TO). O cooperativismo vem desde o começo da humanidade, onde o homem percebeu-se a necessidade de uma relação mútua entre os membros da comunidade existente, oferecendo mecanismo para melhoria da qualidade de vida e inserção dos indivíduos no meio socioeconômico. Com isso, o cooperativismo foi ganhando espaço e expandindo ao passar dos anos.
Durante o século XVIII e XIX em meio a Revolução Industrial na cidade de Rochdale Manchester na Inglaterra no ano de 1844, um grupo de tecelões ficou conhecido como os Pioneiros de Rochdale por serem os primeiros a montarem a primeira cooperativa de consumo, vindo com ela expectativas de vidas melhores para todos os operários associados.
Seus primeiros passos foram à contribuição de cada um com uma libra na época para iniciarem as suas atividades, aluguel de um galpão para comercializarem seus produtos. Seus objetivos eram buscar melhorias na qualidade vida de todos os sócios. Esse movimento que marcou o cooperativismo até os dias de hoje.
Já no Brasil a primeira cooperativa foi a de consumo no estado de Minas Gerais em meados do século XIX. E partir daí ela foi se expandindo pelo país inteiro.
No Estado do Tocantins antes mesmo de sua divisão, algumas cooperativas já estavam funcionando a todo vapor.
Diante do pressuposto, percebeu-se a necessidade de conhecer o grau satisfação dos associados da COOPSANTER, sendo que a cooperativa veio para alavancar a economia do município e adquirir recursos para melhoria da qualidade de vida de seus membros.

PROBLEMA

A CoopSanter atende (ou não) as necessidades sócio-econômica de seus membros.

1.2 JUSTIFICATIVA

Esta pesquisa relata a importância da satisfação dos associados em relação às atividades desenvolvidas na cooperativa, onde despertou-se o interesse em conhecer a

Relacionados