Nutricao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1632 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A obesidade é uma doença crônica que afeta cada vez mais crianças e adultos. Na última década sua prevalência aumentou 32%. Nos países desenvolvidos, onde os alimentos ricos em energia são abundantes e baratos e os estilos de vida são cada vez mais sedentários, a obesidade, há algum tempo, já é um problema significativo. Os países em desenvolvimento têm a desnutrição como um dos maioresproblemas, mas a obesidade vem crescendo assustadoramente e já é também considerada uma grave questão de saúde pública. No Brasil, 40% dos adultos e 20% das crianças têm excesso de peso (Monteiro e cols.,1997).

A obesidade é acompanhada por um aumento marcante do número de células adiposas. Através da perda de peso, pode-se conseguir a diminuição no tamanho celular, mas o número de células permanecealto. O aumento do número de células é maior quando o ganho de peso ocorre precocemente do que quando se inicia mais tarde. Não se sabe ao certo se esse estímulo é nutricional, endócrino, comportamental, genético ou alguma combinação dessas associações (Waitzberg, 2000).
Um estudo realizado no ambulatório de obesidade do hospital das clínicas da FMUSP mostra que indivíduos que procuram tratamentopara redução de peso apresentam uma alimentação predominantemente hiperlipídica.
A dieta do Dr. Atkins é a mais famosa das dietas pobres em carboidrato e ricas em proteína e gordura. Geralmente, as dietas com essas características apresentam de 55-65% de gorduras, 25-30% de proteínas e menos de 20% de carboidratos.

Robert Atkins é um médico cardiologista que relata ter observado os efeitos dasua dieta em pacientes cardiopatas, tendo a perda de peso como um efeito adicional. A partir de sua experiência, publicou seu primeiro livro em 1972. Após vinte anos, o autor atualiza alguns conceitos e publica “A nova dieta revolucionária do Dr. Atkins”.
A dieta Atkins não restringe calorias, mas com a proibição dos carboidratos a alimentação fica restrita, sendo assim, como outras dietas da moda,acaba se tornando monótona e talvez por isso hipocalórica, o que vem a favorecer a perda de peso.

Atkins considera o carboidrato como grande vilão pelo fato de favorecer o aumento da insulina. A insulina seria responsável por um maior acúmulo de gordura, maior retenção hídrica, aumento de triglicérides e maior risco de doenças cardiovasculares.

A hiperinsulinemia realmente aumenta acaptação de nutrientes, inibe a lipólise e favorece um aumento no tamanho dos adipócitos, e está amplamente relacionada com a obesidade. A discussão ainda permanece, mas não se sabe ao certo se a elevação dos níveis de insulina é causa ou reflexo do sobrepeso.
A indução duraria em média 14 dias e a ingestão de carboidrato não ultrapassa 15 g por dia. Segundo Atkins, neste período, a perda de peso é“surpreendente” e esse é um dos maiores estímulos para seguir a dieta pela “vida inteira”.

http://www.abeso.org.br/pagina/214/a-dieta-do-dr.-atkins.shtml

E o que são dietas da moda? Moda signifi ca algo passageiro, do momento, que por onde passa adquire seguidores, por ser fácil e bastante convidativa. As dietas “milagrosas” prometem uma perda de peso rápida e, geralmente, com um mínimo de esforço.No entanto, na maioria das vezes, este pode ser o caminho mais curto para o retorno ao peso anterior e o início do efeito “sanfona”, tão indesejável quanto frustrante
É importante ressaltar que em cada época surgem dietas da moda, como a solução final para o problema da obesidade. O ideal seria que essas dietas da moda fossem adequadas aos padrões nutricionais estabelecidos, que apresentassemfundamento na sua elaboração e que o paciente fosse acompanhado por um profissional nutricionista que limitaria o tempo de uso desta dieta bem como o auxiliaria na reeducação alimentar.
A dieta proposta pelo Dr. Atkins consiste em uma dieta hipocalórica, cetogênica com liberado consumo de lipídios e proteínas, como carnes vermelhas, ovos e manteiga, e restrição para carboidratos, como frutas,...
tracking img