Acidente em hidroeletrica russa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1366 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O grave acidente verificado na UHE Sayano-Shushenskaya
sobre o Rio Yenisei (Sibéria), na Rússia

Comentários do Eng. DIMITRY ZNAMENSKY-CBDB NR GO/DF.

1 O ACIDENTE
O grave acidente na Usina Hidrelétrica Sayano-Shushenskaya, na Rússia, é um evento único pelas suas características e por sua dimensão.
Alem de custar a vida de mais de 70 pessoas, ligadas à operação daquela usina, oacidente provocou a paralisação total da usina com a repentina saída de 6.400 MW do sistema elétrico do país, causando assim vários transtornos e um enorme prejuízo econômico-financeiro para a empresa proprietária do empreendimento.
Pelo que ficou apurado até agora, o acidente primário ocorreu na unidade 2, provocando em sequência vários acidentes secundários nas demais unidades da usina. Asinformações colhidas revelam que algumas concussões e vibrações anômalas foram sentidas e registradas durante a operação da unidade 2 pouco antes do acidente (por volta de 4 horas do dia 17 de agosto 2009).
Tratava-se de choques ou abalos, vindos do fundo da casa de máquinas, acompanhados de estalidos isolados, com a presença às vibrações provenientes da operação normal das unidades de vibrações contínuasde largo espectro e baixa frequência (14-18 Hz) as quais se sobrepunham.

Fig. 1. Casa de Força parcialmente destruída com todas as 10 unidades geradoras inoperantes.
O acidente ocorreu às 8h do dia 17 de agosto, quando era executada uma manobra de redução de carga, levando a unidade a trabalhar na faixa operacional que produzia vibrações axiais de grande intensidade.
Tudo indica que o colapsoocorreu na tampa da turbina que suporta a cruzeta do mancal de guia e de suporte. Assim o colapso foi mecânico (construção metálica) e não de concreto.
Admite-se também que o sistema de controle operacional emergencial tenha falhado neste instante, não operando as comportas de emergência implantadas nas (10) tomadas de água da barragem.
O testemunho de um dos poucos operadores sobreviventesao acidente descreve ter presenciado o início do soerguimento da tampa do gerador, seguido de uma explosiva invasão da sala de máquinas por água sob a pressão de aproximadamente 20 atmosferas.
O registro dos últimos instantes antes da catástrofe, focalizando o espaço entre a parede montante da casa de máquinas e o parâmento de jusante da barragem, corrobora bem o cenário descrito pelo operador.A expulsão do agregado 2 (gerador e turbina) do seu respectivo poço seguiu-se de sua total destruição e súbita inundação de toda a casa de máquinas, em questão de segundos.
As unidades vizinhas 1 e 3 foram as primeiras a sofreram os severos danos, causados pelos fragmentos do estator e do rotor do gerador da unidade 2 e pelo colapso das pesadas vigas metálicas do teto da usina e a sua quedasobre aquelas unidades, que ainda estavam em pleno regime de trabalho. Simultaneamente ocorria o curto-circuito nos geradores das unidades, que eram inundadas ainda em pleno funcionamento.
São mencionadas também as explosões ocorridas no 1o grupo dos 3 trafos monofásicos.
O sistema de acionamento das comportas de emergência ficou inoperante e elas foram abaixadas manualmente, como também maistarde, com o auxílio de uma unidade móvel diesel, foram operadas as 11 comportas do vertedor, o que permitiu o escoamento da vazão natural para jusante, controlando assim o NA do reservatório.

2 AS CARACTERíSTICAS DO APROVEITAMENTO

O aproveitamento hidrelétrico Sayano-Shushenskaya consiste de uma barragem de concreto, tipo arco gravidade (AG), com uma altura (h) de 242 metros e uma extensãode crista (L) de 1.066 metros, o que resulta na pouco usual relação de L/h = 1066/242 = 4,4, que pela prática mundial caracteriza um vale mais apropriado à construção de uma barragem de concreto do tipo gravidade (como Grand Dixence, na Suíça) ou uma de arcos múltiplos (como Manicougan/Daniel Johnson, no Canadá).
A barragem de Sayano-Shushenskaya retém um volume total de 31,3 milhões de...
tracking img