Numero indice

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1040 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO
Os números-índices podem ser definidos, em um importante instrumento de medidas estatísticas, frequentemente, usados para comparar variáveis econômicas relacionadas entre si, para obter uma análise das mudanças ocorridas ao longo do tempo ou em diferentes lugares. Eles estão sempre presentes no nosso dia-a-dia como preço de matérias-primas, preços de produtos acabados, volumefísico de produto, na inflação e etc. Visamos informar e esclarecer a importância que esse representa no dia-a-dia das pessoas e onde são implantados. Destacam-se os números-índices de Índice de Laspeyres, Paasche e Fisher, os quais são os mais utilizados.

2. OBJETIVO
* Mostrar a importância dos números índices com intento de aprofundar o conhecimento abordado pela literatura da área.
3.DESENVOLVIMENTO
Os Números-índices permitem-nos fazer comparações binárias dos valores tomados por uma mesma variável em épocas diferentes ou em regiões diferentes. O índice representa o nível do fenômeno em relação ao nível que ele tinha no período ou região base. De uma forma geral, pode-se dizer que o número-índice é um número “puro”: não possui unidade de medida.
Isso significa que ele não éexpresso em unidade monetária, nem em percentual.
Os principais índices financeiros brasileiros são: Balança Comercial, BTNF, Caderneta de Poupança, Dólar, Euro, Risco País, FGTS, ICV, IGP-DI, IGP-M, INCC-DI, INPC, IPC-DI, IPCA, Salário Mínimo, Taxa Selic, TJLP, TR, entre outros.
Há três classificações de números-índices administrativos e econômicos: índice de preço, quantidade e valor. Cadanúmero-índice de uma série de números costuma vir expresso em termos percentuais, os mais empregados medem, em geral, variações ao longo do tempo.
A utilização do número-índice é muito importante e possibilita a simplificação dos cálculos. Assim, a compreensão de como se calculam as suas variações percentuais torna-se fundamental para as análises em geral.
Dividem-se em números-índices simples,quando um só produto está em jogo e, números-índices composto quando envolver um grupo de artigos.
Os Números-índices simples ponderam a variação relativa de um só item ou variável econômica entre dois períodos de tempo. Calcula-se como a razão do preço, quantidade ou valor em dado período para o correspondente preço, quantidade ou valor num período-base. A fundamental limitação dos índices simples éque eles se referem apenas a itens isolados, enquanto que, frequentemente, é preciso sintetizar variações para um grupo de itens.
Já, os Números-índices compostos são utilizados como indicação a uma variação relativa no preço, na quantidade ou no valor de um grupo de itens. Os números-índices compostos dividem-se em dois métodos: O método dos Agregados Ponderados e a Média dos Relativos dePreço.
Os índices ponderados baseiam-se na participação de cada bem no valor transacionado total, e é feita, em geral, segundo dois critérios: peso fixo na época básica ou peso variável na época atual. As variações nas quantidades devem ser eliminadas.

3.1 Índice de Laspeyres
“O Índice de Laspeyres propõe, para considerar a importância relativa dos produtos, que os números-índices sejamcalculados pela média aritmética ponderada das variações de cada produto. E adota o período inicial do índice como referência para o cálculo dos pesos.” ((FEIJÓ etal.al.,2004, p. 358) . Compõe-se de uma média ajustada de relativos, sendo os fatores de ponderação determinados a partir de preços e de quantidades da época básica, de insumos, em duas épocas, inicial e atual, tomando como pesos quantidadesdestinadas para esses insumos na época inicial. O fator de ponderação relativa para um dado bem i, componente do índice, é dado por:

I.L=

O índice de Laspeyres apresenta uma tendência para exagerar a alta, em virtude de considerar as quantidades da época atual iguais às da época básica.
3.2 Índice de Paasche:
“A formulação proposta por Paasche utiliza a média harmônica ponderada para...
tracking img