Nucleo de atividades integradas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1477 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS
CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS
CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

portfólio EDUCACIONAL
6° PERÍODO
engenharia de produção

Teresópolis - RJ
2011
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS
CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DEPRODUÇÃO

portfólio EDUCACIONAL
6° PERÍODO
engenharia DE PRODUÇÃO

Trabalho apresentado a professora Catia do 6° período como requisito para aprovação do semestre

Aluno: Wagner Santos de Carvalho


Orientador: Catia Farias

RESUMO

O trabalho aborda um debate que ocorreu dentro de sala, coordenado pela professora Catia Faria, onde os alunos tiveram uma participação direta nadinâmica; toda a problemática gira em torno de uma empresa instalada na cidade que estava trazendo transtorno para os moradores, pois a mesma utilizava a água da nascente que abastecia as comunidades satélites a essa empresa causando sérios danos de falta de água, dentre esses conflitos surge à hipótese de que a empresa não tinha uma Estação de tratamento de água onde eles utilizavam a água sem nenhumaconscientização sem ao menos se quer tratar seus efluentes industriais.
Os efluentes industriais são gerados a partir de qualquer utilização da água para fins industriais, geralmente, o efluente industrial apresenta características próprias da linha de produção de cada empresa e também do tipo de sistema de tratamento a ser utilizado. O descarte de efluentes proveniente de indústrias deve serfeito de maneira a causar os menores impactos ambientais, aplicando a quantidade de recursos ou produtos químicos adequada ao tratamento e gerando o mínimo de resíduos, além do atendimento aos requisitos legais.
Produzidos em todos os estágios das atividades humanas, os resíduos, em termos tanto de composição como de volume, variam em função das práticas de uso e de produção.As principais preocupações estão voltadas para as repercussões que podem ter sobre a saúde humana e sobre o meio (solo, água, ar e paisagens). Os resíduos perigosos, produzidos, sobretudo pela indústria, são particularmente preocupantes, pois, quando incorretamente gerenciados, tornam-se uma grave ameaça ao meio ambiente.

Palavras chave: ETDI, POPULAÇÃO, ACQUARA S.

INTRODUÇÃO

Noinicio do 6° semestre, dentre vários assuntos abordados na matéria do NAI, o mais relevante foi à simulação da audiência sobre a possível utilização de uma nascente de água, onde uma empresa ACQUARA S. A estava usando esse recurso de forma que incomodava a populações das comunidades que estavam em torno dessa organização. A audiência teve como o papel tentar fazer com que essa empresa e apopulação entrassem em um acordo, visando redução do consumo de água, criou-se grupos, formado por alunos da engenharia produção, participação direta da população, autoridades locais, funcionários da empresa acusada, e outros. Diversas ações foram realizadas e pequenas iniciativas de reuso de água dentro do próprio processo foram implementadas, porém o melhor resultado obtido foi proveniente da Estação deReciclagem de Água, onde essa empresa alegava ter esse tipo de tratamento, provocando contradições aos que a assistia.


METODOLOGIA

O método utilizado pelo grupo foi feito através de pesquisa com base nos argumentos apresentados pela suposta empresa simulada que estava na cidade, onde apuramos que a própria, dizia ter uma estação de tratamento da água (ETDI) utilizada noseu processo fabril.
Foi feita uma entrevista com os donos e administradores da empresa, onde eles colocam o caso como uma situação de um problema que surgiu após determinado momento, pois se agravou depois que começou a faltar água para a população, sendo que a ilegalidade era tratada de forma normal por parte da empresa, pois é uma nascente, e teriam o livre acesso para...
tracking img