Nr23

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3196 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL - NAÇÕES UNIDAS

APLICAÇÃO NR 23 NA BIBLIOTECA DO SENAC NAÇÕES UNIDAS


Base: Segurança Patrimonial
Módulo: III

GRUPO: 6 - INTEGRANTES;
SÃO PAULO
2012
SUMÁRIO
1- Introdução..........................................................................................03
2- Transições da NR23.........................................................................04
3- Conclusão..........................................................................................16
4- Referencias bibliográficas..................................................................18

1. INTRODUÇÃO
A vigésima terceira norma regulamentadora do trabalho urbano, cujo título é Proteção Contra Incêndios, estabelece as medidas de proteçãocontra incêndios de que devem dispor os locais de trabalho, visando à prevenção da saúde e da integridade física dos trabalhadores.

2. TRANSCRIÇÕES DA NR 23
A seguir, será apresentada a transcrição, na íntegra, da NR 23, com redação dada pela Portaria TEM 06, 29/10/91. O texto abaixo inclui as modificações determinadas pelas Portaria TEM 06/91 e Portaria TEM 24/01.

23.1 Disposiçõesgerais.
23.1.1. Todas as empresas deverão possuir:
a) Proteção contra incêndio;
b) Saídas suficientes para a rápida retirada do pessoal em serviço, em caso de incêndio;
c) Equipamento suficiente para combater o fogo em seu início;
d) Pessoas adestradas no uso correto desses equipamentos.
Comentário: A Biblioteca possui 10 brigadistas responsáveis pela retirada imediata das pessoas em caso deincêndio, contendo extintores, e hidrantes suficientes para atender a necessidade, oferecendo também instrução aos funcionários de como reagir em caso de tal sinistro.

23.2. Saídas.
Os locais de trabalho deverão dispor de saídas, em número suficiente e dispostas de modo que aqueles que se encontrem nesses locais possam abandona-los com rapidez e segurança, em caso de emergência.
23.2.1. Alargura mínima das alturas de saída, deverão ser de 1,20m (um metro e vinte centímetros).
23.2.2. O sentido de abertura da porta não poderá ser para o interior do local de trabalho.
23.2.3. Onde não for possível o acesso imediato às saídas, deverão existir, emcaráter permanente e completamente desobstruídos, circulações internas ou corredores de acesso contínuos e seguros, com largura mínima de1,20m (um metro e vinte centímetros).
23.2.4. Quando não for possível atingir, diretamente, as portas de saída, deverão existir, em caráter permanente, vias de passagem ou corredores com largura mínima de 1,20m (um metro e vinte centímetros).
23.2.5. As aberturas, saídas e vias de passagem devem ser claramente assinaladas por meio de placas ou sinais luminosos, indicando a direção da saída.23.2.6. As saídas devem ser dispostas de tal forma que entre elas e qualquer local de trabalho não se tenha de percorrer distância maior que 15m (quinze metros).
23.2.6.1. Estas distâncias poderão ser modificadas, para mais ou menos, a critério da autoridade competente em segurança do trabalho, se houver instalações de chuveiros “sprinklers”, automáticos, e segundo a natureza do risco.
23.2.7. Assaídas e as vias de circulação não devem comportar escadas nem degraus; as passagens serão bem iluminadas.
23.2.8. Os pisos, de níveis diferentes, deverão ter rampas que os contornem suavemente e, nesse caso, deverá ser colocado um “Aviso” no início da rampa, no sentido da descida.
23.2.9. Escadas em espiral, de mãos ou externas de madeira, não serão consideradas partes de uma saída.
Comentário: Assaídas de emergências estão bem localizadas, sinalizadas e cercadas por um amplo espaço não obstruído, facilitando a passagem de uma grande quantidade de pessoas em caso de emergência. Porém a biblioteca possui além do térreo, dois andares que não possuem saídas de emergência por rampa, mas sim escadas laterais na qual seu inicio e fim, são fechadas por portas corta fogo dentro dos padrões...
tracking img