Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1029 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Apresentação

Falar da contribuição do conhecimento filosófico ao trabalho do Assistente Social, é falar da própria história do surgimento do Serviço Social, fundado dentro de um pressuposto cristão nos levando a uma filosofia humanística sem que para isso tenhamos que deixar a fé de lado. Parece-nos claro que num primeiro momento o trabalho do Assistente Social necessitava desse suporteteórico-metodológico humanístico cristão já que foi forjado dentro da doutrina social da Igreja Católica.
Sendo a Filosofia uma ciência questionadora entende-se que essa contribuição se dá no tempo e no espaço, objetivando uma maior compreensão das causas sociais, e como são muitas as teorias nos propomos a conhecer algumas.
Sendo o Serviço Social: uma prática Social, uma tecnologia social queobjetivava naquele momento ( no momento do seu surgimento) conformar a classe trabalhadora à ordem social capitalista num pacto entre a burguesia, Igreja e o Estado, é natural que se buscasse conhecimentos filosóficos que justificasse esse tipo de pensamento.
É nesse contexto que num primeiro momento a filosofia humanista contribuiu para o surgimento do trabalho do Assistente Social, que nasceinspirado no humanismo religioso (humanismo cristão), baseado nos valores cristãos e católicos, praticada pela caridade cristã dos fiés. As idéias de um humanismo cristão que combatia os excessos nefastos do capitalismo triunfante, por outro lado combatia o socialismo científico de matriz marxista, em crescimento na classe operária, trazendo para o seio da sociedade e em particular para o catolicismo umaclara resposta cristã e humanista, este ideal fez nascer em vários países, a “Assistência Social”.
É necessário considerar que o Serviço Social ao embarcar no humanismo cristão, o fez sobre tudo por está intimamente ligado à doutrina social da Igreja. A filantropia foi o caminho natural naquele momento, já que de alguma forma a igreja precisava recuperar o prestígio perdido, se junta caridadecom religiosidade, e é dentro desse arcabouço que se dá o surgimento do que conhecemos hoje como Assistente Social alicerçado pela filosofia humanística cristã.
É interessante se fazer a ligação de uma teoria filosófica com a outra no processo de evolução do trabalho do Assistente Social, pois dentro desse processo há a contribuição de diversas teorias ora uma tendo mais força ora outra,dependendo do tempo e da sociedade, mas todas importantes para o processo de evolução do Serviço Social e da própria sociedade, tendo em vista que o pensamento filosófico debate tudo inclusive a ciência e o mito. Não é de se admirar que hoje tenhamos a filosofia da religião, filosofia do esporte etc.
Considerando o processo de evolução do trabalho do Assistente Social, e ainda a contribuição das váriasteorias, resolvemos enfatizar três delas, além é claro da já citada por entendermos suas importantes contribuições para o trabalho do Assistente Social no Brasil.
Teoria positivista:
Para o Positivismo de Auguste Comte (1798-1857), a ciência é neutra em relação às ideologias políticas, às religiões etc.
A perspectiva positivista restringe a visão de teoria ao âmbito do verificável, daexperimentação e da fragmentação. Não aponta para mudanças, senão dentro da ordem estabelecida, voltando-se antes para ajustes e conservação. Esta perspectiva é absorvida pelo Serviço Social, configurando-se para a profissão propostas de trabalho ajustadoras e um perfil manipulatório, voltado para o aperfeiçoamento dos instrumentos e técnicas para a intervenção, com as metodologias de ação, com a “buscade padrões de eficiência, sofisticação de modelos de análise, diagnósticos e planejamento.” (Yazbek, 1984, 71).
Concordando ou não com o conhecimento filosófico chamado: Positivismo, podemos afirmar que ele contribuiu e continua contribuindo para o trabalho do Assistente Social.
Fenomenologia:
Vertente Fenomenológica de (E. Mounier), dirige-se ao vivido humano, aos sujeitos em suas...
tracking img