Nr12

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2130 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
NR12 PROTEÇÃO EM MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS



Acadêmico

Alexandre Pinto de Almeida
Professor-Luciano Lopes Vargas
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Segurança no Trabalho(SEG0094)-Prática do Módulo III
13/06/2012



RESUMO

Esta pesquisa teve como objetivo abordar o referido tema de maneira geral, procurandoressaltar pontos específicos que propiciem uma visão ampla do´ ´espírito`` da norma, citando exemplos práticos relacionados ao cotidiano da maioria das pessoas socioeconomicamente ativas, despertando para a importância da aplicabilidade da NR, uma vez que essa contempla todas as demais normas que se enquadram na utilização de maquinas e equipamentos. Através de pesquisas documentais; vídeos,sites, revistas e livros, pôde-se observar que a norma regulamentadora de nº12, antes muito genérica propiciando interpretações diferenciadas, passou com a nova redação a adquirir uma abordagem muito técnica com muitos detalhamentos, eliminando assim dúbias interpretações. Sendo assim, princípio como da falha segura, introduzido pala NR12, representa uma lei universal` `vital, no planejamento eexecução de qualquer atividade correlacionada com essa norma, pois não descarta a possibilidade de uma falha, mecânica ou humana, adotando medidas preventivas que minimizam ou eliminam os possíveis danos ao trabalhador. Habilitados: são aqueles trabalhadores que tem conclusão de curso específico na área de atuação reconhecido pelo sistema oficial de ensino e com registro no competente conselho de classe.Qualificados: Que tem conclusão de curso específico na área de atuação reconhecido pelo sistema oficial de ensino. Capacitados: Que possuir comprovação por meio de registro na CTPS ou registro de emprego de pelo menos dois anos de experiência na atividade. Autorizados: São os habilitados, qualificados ou capacitados com autorização dada por meio de documento formal do empregador.Palavras-chave: falha segura. NR12.



1 INTRODUÇÃO

A Norma Regulamentadora de nº12 trata dos quesitos mínimos de proteção em maquinas e equipamentos, esta NR foi publicada em 08 de junho de 1978 pela portaria nº 3.214. Ao longo do tempo passou por diversas atualizações, tendo uma mudança significativa na redação dada pela portaria 197 de 17 de dezembro de 2010. Trata-se de uma norma muito técnica,portanto extensa, sendo inviável uma abordagem minuciosa da mesma tendo em vista os objetivos desta pesquisa de compreender de maneira geral a importância da NR12 na proteção e garantia da integridade física e saúde dos trabalhadores, despertar a conscientização quanto a observância das normas através de exemplos e visualização fotográfica, abordar o principio da ´´FALHA SEGURA` `objetivando expor aimprevisibilidade dos defeitos e das falhas de forma que ao acontecerem ,aconteçam sem maiores danos ao trabalhador, compreender a NR12, sendo ela complementadora e ´´normalizadora`` das NR´s que tratam de atividades que utilizam-se de maquinas e equipamentos. Entender a diferença entre profissional capacitado, qualificado, legalmente habilitado e autorizado.



2 DESENVOLVIMENTO



1NR12 SEGURANÇA NO TRABALHO EM MAQUINAS E EQUIPAMENTOS

1.1 A NORMA REGULAMENTADORA DE NUMERO 12: determina as instalações e áreas de trabalho; distancias mínimas entre as máquinas e os equipamentos; dispositivos de acionamento, partida e parada das máquinas e equipamentos. Contém anexos para o uso de motosserras e cilíndros de massa.


1.2 CRIADA PELA PORTARIA 3214, DE 8 DE JUNHO DE 1978; aNR 12 sofreu uma primeira alteração em 1983. Em 1994, a norma ganhou o anexo de motosserras e, em 1996, o de cilindro de massas. Mais duas pequenas mudanças ocorreram uma em 1997 e a outra em 2000.


1.2.1 Já a publicação da nova NR 12 em 2010 traz uma transformação total, alcançada de forma tripartite. O nome da norma também mudou. No lugar de “máquinas e equipamentos” agora chama-se...
tracking img