Nr11

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2391 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de fevereiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS
INSTITUTO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS

NR 11

Erlaine Oliveira Drumond
Lívio Soraggi Coura
Luana de Almeida Batista
Victor Francisco Pinho Braga
Úrsula Catarina F. de Moura
 
 Orientador (a): Thaís Ferrari

Resumo
Este artigo vem expor a aplicação da NR 11 com ênfase em elevadores e movimentação de cargas. Com um estudo que proporciona a todos aanalise correta da postura adequada das pessoas envolvidas na utilização dos equipamentos e no processo; trazendo meios alternativos de equipamentos que auxiliam no manuseio e transporte de cargas podendo assim minimizar os impactos sofridos nos esforços feitos para que se mova um material de um local a outro. A norma proporciona uma maior rigorosidade junto às empresas, locais públicos,construções civis, indústrias em geral e em locais que se utilizem estes meios de transporte. Conclui-se que os métodos exigidos pela norma vem proporcionar grandes avanços e melhorias que ao longo do tempo traz o aperfeiçoamento das medidas de segurança e o ganho com a qualidade de vida dos indivíduos.
Palavras Chaves: Elevadores e Movimentação de Cargas.

1. Introdução

A NR- 11 têm como objetivoestabelecer os requisitos de segurança a serem observados nos locais de trabalho no que se refere a Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais. Esta norma foi elaborada visando à redução do grande número de acidentes causados pelos equipamentos de içamento e transporte de materiais, ocorridos com a crescente mecanização das atividades que motivaram um aumento da quantidade demateriais movimentados no ambiente de trabalho. A NR-11 tem a sua existência jurídica assegurada no nível de legislação ordinária, nos artigos 182 e 183 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Este artigo tem como foco o estudo de normas de segurança estabelecidas a elevadores e movimentação de cargas, que é de grande importância para que se estabeleça uma padronização segura nos locais de trabalhoe se obtenha uma redução do índice de acidentes e perda de materiais, podendo assim ter um ambiente de trabalho seguro e eficaz.

2. Elevadores e Monta Cargas

O movimento de pessoas e cargas próximos de locais de construção de poços de elevadores implicam riscos adicionais, desta forma os itens 11.1 e 11.2 da NR 11 definem que os poços de elevadores e monta-cargas deverão ser protegidos ecercados com materiais sólidos fortes, e para que se evite acidentes de todos que transitam pelo local as portas de acesso deverão haver um sistema de bloqueio e abertura nos vários pavimentos.

3. Transporte de materiais e pessoas

O item 11.1.3 da NR 11 deixa definido que os equipamentos utilizados na movimentação de materiais serão calculados e construídos de maneira que ofereçam asnecessárias garantias de resistência e segurança e conservados em perfeitas condições de trabalho.

Deve-se dar uma atenção para a última frase no item 11.1.3 que menciona a conservação e perfeitas condições para o trabalho. Apesar de ser mencionado apenas com uma frase o assunto é algo de extrema importância.
Segundo é mencionado no item 11.1.8 da nr 11 todos os equipamentos de transporte deverão servistoriados periodicamente, com planos de manutenção preventiva programada. Para que assim seja diminuído os riscos de acidentes.

Os riscos mais freqüentes de acidentes envolvendo equipamentos de transporte são:

· Queda de pessoas na montagem, manutenção e desmontagem;
· Golpes por objetos e ferramentas;
· Exposição a energia elétrica;
· Golpes por objetos caídosdurante a elevação;
· Queda da máquina ou equipamento;
· Queda da carga;
· Ruptura cabos de aço;

Fonte.: Manual de Aplicação da nr 18, pág 173

É importante que o plano de manutenção nesses equipamentos obtenha procedimentos escritos básicos de verificação garantindo assim que todos os itens sejam sistematicamente inspecionados.

Para o item 11.1.3.3 da NR 11,...
tracking img