Nr10

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 83 (20642 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Nas mais diversas áreas profissionais existem regras a serem seguidas para que haja a proteção e padronização dos trabalhadores. A área de elétrica não se diferencia das demais, na qual existe a NR-10, Norma Regulamentadora 10 a qual detêm regras para Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade. A NR-10 é emitida pelo Ministério do Trabalho e Emprego do Brasil e tem como principalobjetivo assegurar a segurança e a saúde dos trabalhadores que tem contato com instalações e serviços em eletricidade.
A NR-10 faz-se presente em todas as fases da produção de energia elétrica e todos os trabalhos realizados com eletricidade ou em suas proximidades: geração, transmissão, distribuição e consumo, incluindo as etapas de projeto, construção, montagem, operação, manutenção das instalaçõeselétricas, e quaisquer trabalhos realizados nas suas proximidades
Os trabalhadores que tem contato direto ou indireto com instalações elétricas e serviços com eletricidade estão expostos aos mais variados riscos. Com o objetivo de garantir a segurança e a saúde desses trabalhadores, o MTE publicou, em 1978, a NR 10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade.
Com o advento de novastecnologias a fez-se necessária uma atualização da NR-10
A “nova NR 10″ – como ficou conhecida – estabelece as diretrizes básicas para a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, visando à segurança e à saúde dos trabalhadores que direta ou indiretamente interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade nos seus mais diversos usos e aplicações, bem como todos ostrabalhos realizados nas suas proximidades.
O texto base da Nova NR foi elaborado, em 2001, por um grupo de Engenheiros Eletricistas e de Segurança no Trabalho de diversas instituições governamentais e, posteriormente, apresentado à sociedade para consulta pública. Uma Comissão Tripartite foi responsável por analisar as propostas de alterações e em, 2003 os trabalhos foram, finalmente, concluídos.O texto atualizado da NR 10, estabelecido pela Portaria nº 598, do MTE, de 07/12/2004, foi publicado no Diário Ofcial da União de 08/12/2004 e alterou a redação anterior da Norma.
Item 10.1 “Objetivo e Aplicação”
10.1.1 “Esta norma regulamentadora – NR estabelece os requisitos e condições mínimas objetivando a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir asegurança e a saúde dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade”.
Sob pena de punição a Norma estabelece os requisitos e condições mínimas a serem exigidas das empresas a fim de garantir a segurança dos trabalhadores que tem interagem diretamente, Praticam a ação (eletricistas, montadores, instaladores, técnicos); e indiretamenteSujeitos a reações (usuários de instalações, não advertidos).
10.1.2 “Esta NR se aplica às fases de geração, transmissão, distribuição e consumo, incluindo as etapas de projeto, construção, montagem, operação, manutenção das instalações elétricas e quaisquer trabalhos realizados nas suas proximidades, observando-se as normas técnicas ofciais estabelecidas pelos órgãos competentes e, naausência
ou omissão destas, as normas internacionais cabíveis.”
O campo de aplicação da NR 10:
Projeto: planejamento, levantamentos, medições e avaliações, etc.
Construção: preparação, montagens e instalações;
Reformas: atualizações, modifcações e ampliações;
Operação: supervisão, controles, ação e acompanhamentos;
Manutenção: diagnóstico, reparação, substituição de partes e peças,testes.
Essesubitem prevê também que a aplicação da NR 10 deve se basear em normas técnicas nacionais oficiais aplicáveis. São exemplos destas:
NBR-5410 – Instalações elétricas de baixa tensão;
NBR –14039 para média tensão até 36,2 kV;
NBR 5418 – Instalações elétricas em atmosferas explosivas;
NBR 5419 – para proteção contra descargas elétricas atmosféricas;
NBR 8674 para proteção contra incêndios em...
tracking img