Novo projeto nacional de desenvolvimento e meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3845 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Novo projeto nacional de desenvolvimento e meio ambiente
A questão do Meio Ambiente vem ganhando importância na agenda política nacional e internacional. O Aquecimento Global colocou na ordem do dia a discussão sobre o futuro da humanidade, trazendo à tona a crise ambiental. Tanto assim que a Conferência de Copenhague das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas se realizou com a presença de119 chefes de estado e 192 países.
A Crise Ambiental e as Mudanças Climáticas
A República Popular da China expressou seu ponto de vista sobre as mudanças climáticas em documento intitulado “Posição da China na Conferência de Copenhague sobre as Mudanças Climáticas” que afirma “A mudança climática é um dos mais sérios desafios da humanidade no século 21 e uma questão que diz respeito àsobrevivência da humanidade e ao desenvolvimento de todos os países e requer cooperação e esforço comum da comunidade internacional”.
Há opiniões divergentes sobre o Aquecimento Global. Todavia a grande maioria dos cientistas e países partilha da idéia de que ele existe e decorre, principalmente, de causas  humanas.
O Protocolo de Kyoto tinha como objetivo reduzir as emissões de gases de efeito estufa. Neleforam estabelecidas as “responsabilidades comuns, mas diferenciadas” entre os países, em relação à emissão de gases poluentes. Tal princípio decorre do fato de que os países que poluem mais e há mais tempo, como os países ricos, precisam arcar com uma parcela maior desse custo. Em decorrência disto o Protocolo estabeleceu metas de redução da emissão de gases poluentes para 38 paísesindustrializados.
A emissão de gases de efeito estufa surge em decorrência do consumo de  combustíveis fósseis como petróleo, carvão e gás.  A adoção de uma matriz energética que não se baseie nestes combustíveis, mas sim na biomassa (etanol e biodiesel), na energia hidráulica, eólica, solar e em outras fontes de energia não poluentes é um importante passo no combate ao aquecimento global.
A crise ambiental,cujo elemento mais importante são as mudanças climáticas, se manifesta através de atividades predatórias  como o desmatamento.
Desmatamento: principal causa da emissão de gases poluentes no Brasil
O desmatamento é a principal causa da emissão de CO² no Brasil. Em 1994 as queimadas e as mudanças do uso do solo foram responsáveis por 77% das emissões de carbono no País. Todavia, segundodeclarações do Ministro do Meio Ambiente houve uma queda de 45% do desmatamento em relação ao ano de 2008. Quanto à Amazônia, em 2004 foram desmatados 26,1 mil km2. Mas, fruto de uma nova política ambiental do governo Lula o desmatamento diminuiu, pela primeira vez em nove anos. O desmatamento na Amazônia  está relacionado com a abertura de novas fronteiras para a pecuária, agricultura e com  a fragilidadeda presença do estado na região.
A Amazônia está sob os holofotes internacionais. Proliferam as concepções que encaram a região como “patrimônio da humanidade”. Contudo a Amazônia é patrimônio do povo brasileiro. Sua efetiva defesa envolve um desenvolvimento sustentável da região, o conhecimento científico dos recursos naturais, o desenvolvimento de tecnologias apropriadas à região e ofortalecimento da presença do estado.
Privatização da água
Outra questão importante da crise ambiental diz respeito à água doce. Do total da água disponível no planeta 97,2% são salgadas, 2,4% são congeladas ou salobras. Menos de 1% do total é representado por água doce e o grave é que o consumo tem tido um crescimento alarmante. A partir de 1950, triplicou o consumo da água em todo mundo. Mais de 26países já sofrem de escassez.  E o mais grave é que está em curso um amplo processo de privatização da água.
A água destinada a inúmeras cidades, pelo mundo, tem sido monopolizada por grandes empresas multinacionais. Tal fato é de suma gravidade, pois a água deixa de ser um bem público e passa a ser gerida em função do interesse do lucro máximo.
Dada a relevância desta questão alguns cientistas...
tracking img