Novo mercado municipal de salinas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2031 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Instituto Educacional Santo Agostinho
Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas
Arquitetura e Urbanismo
Allyson de Farias Alves











NOVO MERCADO MUNICIPAL DE SALINAS – MG















Montes Claros - MG
2012
Instituto Educacional Santo Agostinho
Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas
Arquitetura e Urbanismo
Allyson de Farias AlvesNOVO MERCADO MUNICIPAL DE SALINAS – MG





Projeto de Pesquisa apresentado à disciplina Fundamentos para o trabalho Final de Graduação como requisito parcial para a elaboração do artigo, do curso de Arquitetura e Urbanismo ministrada pela professora Marcela Alvares Maciel.





Montes Claros - MG
2012
SUMÁRIO

1.Introdução 04
2.Justificativa 05
3.Objetivos 06
3.1Objetivo geral 06
3.2 Objetivos específicos 06
4.Revisão Teórica 06
5.Metodologia 09
6.Cronograma 09
7.Referências 10























1 - INTRODUÇÃO

Considerados patrimônios, os Mercados Municipais são parte da identidade das cidades, impõem o caráter de sua gente, seus hábitos, costumes e cultura. Deveriam ser um local limpo, organizado e prazeroso, ondeocorre a troca de mercadorias por uma unidade monetária ou por outros bens.
É um sistema que acompanha a história unindo o rural e o urbano. Nas cidades Medievais do Ocidente a circulação nas vias era dificultada, uma vez que os mercados não dispunham de local permanente e as atividades eram realizadas de maneira informal nas ruas, praças e nas residências. Com o tempo, de acordo com asnecessidades as atividades foram se difundindo. Como exemplo, os açougueiros, que foram os primeiros a se separar do emaranhado de atividades porque estes geravam resíduos que incomodavam os demais. Posteriormente junto a eles, saíram também os sapateiros que careciam do couro animal para a confecção dos calçados evitando o grande deslocamento para conseguir a matéria prima. Este fato mostra um intuito desetorização. Então surgiu a necessidade de se criar um local onde existisse a interação dos comerciantes, artesãos e consumidores em um espaço organizado dividido em setores.
O mesmo ocorre na cidade de Salinas-MG em que o mercado existente se encontra saturado e sua estrutura não suporta a quantidade de comerciantes, gerando desordem ao longo das vias e nas redondezas da edificação. Sendo assim,o projeto de pesquisa busca informações e dados que confirmem a possibilidade de execução de um pólo que além de gerar renda, seja um ícone, um ponto turístico, um marco. Nele serão encontrados artigos de todos os ramos, valorizando a culinária regional e o produto mais conhecido – a cachaça artesanal.
Diante das dificuldades de organização do espaço, buscou-se um local de fácil acesso com viaslargas e estrategicamente posicionadas para facilitar o fluxo de pedestres e de veículos (inclusive carga e descarga) para a criação do novo Mercado Municipal de Salinas. Aproveitando a tecnologia avançada, as mais variadas técnicas e os novos materiais de construção, o Mercado será dividido em setores de acordo com o ramo de atividade. Será também um marco referencial por sua volumetria.Métodos de construção e novos materiais serão usados para que a edificação tenha conforto ambiental térmico, sabendo que a cidade está localizada numa região de clima quente; lumínico, uma vez que além da necessidade da acuidade visual, eficiência energética é essencial e, também, acústico, pois enquanto equipamento urbano, um mercado é gerador de muitos impactos, especialmente sonoro, pelos ruídos dotráfego/manobra e acúmulo de pessoas.

2 - JUSTIFICATIVA

A sustentabilidade, os novos materiais e sistemas construtivos foram temas abordados durante a carreira acadêmica. A oportunidade de aplicá-los num equipamento urbano foi o que atraiu o autor e tornou-se real devido o tema escolhido: “Mercado Municipal”.
Salinas vem se expandindo com velocidade e possui capacidade de comércio...
tracking img