Novo mercado de trabalho e a educação profissional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (274 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
NOVO MERCADO DE TRABALHO E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL


Na sociedade atual, as pessoas encontram-se inconformadas com a sua situação profissional diante das expectativas que omercado de trabalho lhes oferece.
Conseguir um emprego hoje, torna-se numa trajetória difícil para aqueles que saem da universidade e necessitam trabalhar. No entanto o mercado hoje,exige que aquele profissional tenha especialização ou técnico profissionalizante. Porém esses, por forças das condições econômicas e sociais, não podem ter ainda acesso a uma formaçãomais especializada.
As grandes transformações sociais que vem ocorrendo neste final de século passam por mudanças no mundo do trabalho. Os desafios estão relacionados aos avançostecnológicos e às novas expectativas das empresas que agora enfrentam mercados globalizados, muito mais competitivos, fazendo surgir novas exigências em relação ao desempenho dosprofissionais.
A educação como processo de transformação do ser humano, não pode ficar de fora e necessita sofrer reformas, no sentido de preparar o profissional para o mercado de trabalho,desenvolvendo um perfil empreendedor e competitivo, que vá de encontro as exigências das empresas,
No modelo adotado pela legislação brasileira, a educação profissional é um complementoà formação geral. Isso quer dizer que para enfrentar os desafios de hoje o profissional precisa ter uma sólida formação geral e uma boa educação profissional. A nova educaçãoprofissional vai funcionar como um instrumento eficaz na reinserção do trabalhador no mercado de trabalho. Estas pessoas que vão enfrentar o mundo moderno precisam estar preparadas para otrabalho e para o exercício da cidadania. Não haverá mais a formação de um homem executor de tarefas, mas sim um trabalhador pensante e flexível, no mundo das tecnologias avançadas.
tracking img