novas técnicas na pintura (Da Vinci, Clara Peeters, Grão Vasco, etc)

1038 palavras 5 páginas
Este trabalho é sobre as várias novas técnicas na pintura de vários pintores como Clara Peeters, Grão Vasco, Leonardo Da Vinci, Sofonisba Anguissola.
As inovações nesta área foram:

->Técnica do sfumato (graduação da cor);
Consistia num efeito de graduação das cores, sem utilizar contornos, onde os efeitos de luz e sombra davam a ilusão de distanciamento face ao objecto central da tela.
Esta técnica foi desenvolvida por Leonardo Da Vinci.

-> Distribuição rigorosa - geometria;
O espaço deixado entre os membros participantes na “Última ceia” de Da Vinci tem como objectivo que o olhar do espectador se centre apenas na figura central da obra: Jesus Cristo; As linhas oblíquas que representam a perspectiva de profundidade do edifício. Como está representado na imagem, as linhas vão em direcção à face de Jesus. Deste modo, a atenção do espectador desta obra centra-se sempre inicialmente na figura de Cristo.

-> Técnica da profundidade:
O que está mais afastado da visão é desenhado de menor tamanho em relação ao que se encontra mais perto da visão do pintor.

-> Pintura a óleo permite a visualização do detalhe e o uso de uma maior gama de cores

-> O Naturalismo e o realismo é a representação das formas tal e qual como são e a representação da realidade tal como ela é.

-> Clara Peeters nasceu em 1594, é conhecida na pintura de natureza-morta (arte de pintar, desenhar, fotografar seres não vivos, como por exemplo frutas), especializou-se neste estilo durante a década do século XVII.
As suas primeiras pinturas a óleo surgiram em 1607 e 1608, aperfeiçoou a sua técnica de pintura quando foi aluna de Osias Beert, um conceituado pintor de natureza-morta de Antuérpia.
Em 1612, com 18 anos de idade Clara Peeters começou a produzir um elevado número de quadros que se destacavam pelo agrupamento de objectos valiosos, tais como taças, moedas de ouro ou flores exóticas, que eram enquadrados em fundos escuros.
Clara Peeters ainda introduziu na sua pintura o

Relacionados

  • Livro Historia ES
    294690 palavras | 1179 páginas