Novas estruturas familiares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (296 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
De acordo com Hintz (2001), as mudanças socioeconômicas e tecnológicas da sociedade, tiveram grande influencia nas transformações da estrutura familiar. Alguns fatores foram fundamentais para essaevolução.

* Inicio do século XX/Autoridade masculina.
Homem como única autoridade do lar, mulher analfabeta, só serve como procriadora e cuidadora, não existe relação entre pais e filhos.* Metade do século XX, Conquista de espaços.
Direito ao voto, leitura, uso da pílula anticoncepcional, entrada no mercado de trabalho , muda o papel da mulher , descentraliza a autoridade masculinae a responsabilidade sob os filhos se torna igualitária.
______________________________________________________
* Invasão da tecnologia /Influencias externas.
Busca dequalificação, ensino superior, ritmo de vida acelerado, tempo reduzido. Pais passam a dividir com terceiros a responsabilidade de educação dos filhos.

* Globalização, queda de preconceitos, novasestruturas.
Tecnologias, era digital, mundo inteiro em um “clic”, preconceitos caídos, novas estruturas se formam, casamentos se tornam mais instáveis.-------------------------------------------------

* Quem são as novas familias? quais são as novas estruturas?

Familias monoparentais - Um membro da familia assume a criação dos filhos após a separação, normalmente a mãe.
Familiasreconstituidas – Família formada por pais vindos de outros casamentos já com ou sem filhos.
União consensual – Pais vindo de outro casamento, que decidem morar separados parar evitar conflitos entre osfilhos dos relacionamentos anteriores.
Casais sem filhos por opção - O casal pensado em seu bem estar , futuro profissional e financeiro opta por nao ter filhos
Familias unipessoais - pessoas que serelacionam conjulgalmente, mas preferem morar em casas separadas para garantir sua independencia.
Associação - É uma estrutura nova, formada por amigos que optam por viver longe do convívio...
tracking img