Aterramento eletrico

Páginas: 2 (440 palavras) Publicado: 23 de abril de 2013
Fio Terra

O “terra” é um conector que possui valor igual a zero Volt absoluto. Dessa forma, ele é o responsável por eliminar a “sujeira” elétrica dos componentes, pois toda carga eletrostáticaacumulada neles é descarregada para a terra.

O sistema de aterramento consiste em uma viga cravada na terra que é conectado a um fio, geralmente de cor verde e amarela, que percorre toda a casa. Eletem como objetivo diminuir a variação de tensão de uma rede elétrica, eliminar as fugas de energia e proteger os usuários de um possível choque elétrico.

O aterramento elétrico tem três funçõesfundamentais:

* Proteger o usuário do equipamento das descargas atmosféricas, através da qualidade de um caminho alternativo para a terra, de descargas atmosféricas.

* “Descarregar” cargasestáticas acumuladas nas carcaças das máquinas ou equipamentos para a terra.

* Facilitar o funcionamento dos dispositivos de proteção (fusíveis, disjuntores, etc.), através da corrente desviada paraa terra.

O instrumento clássico para medir-se a resistência da terra é o terrômetro, que possui 2 hastes de referência, que servem como divisores resistivos. Na verdade, o terrômetro “injeta” umacorrente pela terra que é transformada em “quedas” de tensão pelos resistores formados pelas hastes de referência, e pela própria haste de terra.

Através do valor dessa queda de tensão, o mostradoré calibrado para indicar o valor ôhmico da resistência da terra.

* Tipos de aterramento

A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas ) possui uma norma que rege o campo de instalaçõeselétricas em baixa tensão. Essa norma é a NBR 5410, a qual, como todas as demais normas da ABNT, possuem subseções. As subseções: 6.3.3.1.1, 6.3.3.1.2, e 6.3.3.1.3 referem-se aos possíveis sistemas deaterramento que podem ser feitos na indústria.
Os três sistemas da NBR 5410 mais utilizados na indústria são:

Sistema TN-S

O neutro é aterrado logo na saída do transformador, e levado até a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aterramento eletrico
  • Aterramento eletrico
  • Aterramento elétrico
  • aterramento eletrico
  • Aterramento Elétrico
  • aterramento elétrico
  • Aterramento Elétrico
  • Aterramento elétrico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!