Nova ordem ou desordem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (546 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Nova Ordem ou Desordem?



Sabemos hoje que por trás de toda aparente desordem sempre existe uma ordem, uma regularidade qualquer, uma lógica enfim, por mais perversa ou injusta que ela seja.Não existe no mundo social (e provavelmente nem na natureza) o caos ou a desordem absoluta, a falta de qualquer sentido.

Desde os anos 70 tornava-se evidente que o mundo capitalista não tinha maissomente um pólo ou centro econômico, comercial e tecnológico.

A Europa ocidental, na qual se destaca o poderio alemão, e o Japão já vinham desde então disputando ou dividindo com os Estados Unidoso papel de grandes potências ou metrópoles capitalistas. Isso ficou definitivamente claro com a crise do mundo socialista e com a dissolução da URSS.

Na época da Guerra Fria, Europa e Japão tinhamque aceitar a liderança norte-americana para enfrentar a ameaça soviética. Com o término dessa ameaça, a liderança dos EUA perdeu grande parte de sua razão de existir e sua maior preocupação, nolugar dos soviéticos, passou a ser a crescente influência e poderio mundial dos novos centros.

Só que não se trata mais daquela rivalidade ideológica e político-militar da Guerra Fria, na qual cadalado procurava expandir os seus armamentos.

Agora cada um procura conquistar ou manter mercados, procura avançar mais que o rival na inovação tecnológica.

Não é uma competição militar que poderialevar a uma guerra mundial, como era o caso da bipolaridade, e sim uma nova rivalidade econômica, comercial e tecnológica. Inclusive porque em boa parte esses três pólos ou metrópoles estão imbricados,ou seja, têm inúmeros interesses associados.

Por exemplo: a Toyota japonesa exporta para os EUA centenas de milhares de carros por ano, tendo contribuído para as dificuldades da GM, que desativoualgumas fábricas nos anos 80; todavia, a própria GM norte-americana possui um grande lote de ações da Toyota, estando assim interessada em seus lucros.

E os japoneses andaram adquirindo inúmeras...
tracking img