Nova ordem mundial e velha ordem mudial

Páginas: 12 (2971 palavras) Publicado: 7 de junho de 2013
AGATHA CHRISTIE
Ela foi a responsável pelo assassinato de dezenas de pessoas. Os crimes teriam sido perfeitos se personagens como o genial detetive Hercule Poirot e a curiosíssima velhinha Jane Marple não tivessem surgido para investigá-los. Também conhecida como Rainha do Crime e Duquesa da Morte, Agatha Christie escreveu quase uma centena de livros que conquistaram milhões de leitores em maisde cem países. Em seu currículo inclui-se a autoria da peça teatral de mais longa temporada no mundo: A Ratoeira. Na década de 70, um nebuloso caso de homicídios em série foi desvendado graças a um detetive que lera uma de suas histórias. Quando escrevia, aquela dócil dona-de-casa transformava-se numa diabólica exterminadora. O crime, para ela, compensou.
"Agatha Christie é como uma perfeitaanfitriã servindo cicuta num coquetel." Essa definição do crítico Stanley Sparks, publicada no início da década de 50 pelo jornal The Morning Advertiser, não parece referir-se a uma tímida e pacata senhora de berço de ouro, criada sob os rígidos princípios vitorianos.
Nascida no dia 15 de setembro de 1890 em Torquay, condado de Devonshire, Inglaterra, filha de pai norte-americano e mãe inglesa,Agatha Mary Clarissa Miller, em 56 anos de carreira, desfrutou um sucesso que ultrapassou os limites de seu país e conquistou o mundo. Prova da estrondosa fama é a dúvida sobre o total de exemplares vendidos. Cálculos recentes apontaram estratosféricas quantias de bilhões e até trilhões de exemplares. Apenas a Bíblia e as obras de Shakespeare foram mais traduzidas.
Uma de suas grandes paixões foi amúsica clássica. Aos teclados do piano foi apresentada quando era menina. Ainda jovem, sonhadora, com o intuito de tornar-se cantora lírica, dedicou-se, em Paris, a aulas de canto e dicção. Chegou a dar um concerto, mas logo desistiu da idéia por achar que não possuía bastante competência. Tímida demais, achava terríveis as aparições em público.
Por ser o filho mais novo, Agatha, ao contráriodos irmãos, não teve oportunidade de freqüentar escolas. O pai, Frederick Alvah Miller, havia falecido, o que abalou a estrutura familiar. Acharam melhor manter a caçula perto da mãe, que se tornou sua professora (decisão rotineira na época em relação às filhas). Mr. Miller, aliás, morreu cedo, mas não antes de corroer os ricos bens da família: gastava dinheiro descontroladamente. Mandar os filhospara a França foi o último bom investimento possível em educação.
Agatha absorvia com paixão a atmosfera de encanto e magia proporcionada pela mãe, durante as histórias que ela contava (Charles Dickens era um dos favoritos). Talvez por isso fosse sonhadora demais, e sua imaginação extremamente fértil às vezes provocava críticas da família. A irmã Madge — intelectual devoradora de livros — e oirmão Monty — galanteador cheio de idéias sedutoras que nunca eram postas em prática — pareciam ser muito mais inteligentes e espertos. Decidindo aproveitar a criatividade de Agatha, Mrs. Miller incentivou-a a escrever histórias. O gosto pelo gênero policial surgiu com a leitura de O Mistério do Quarto Amarelo, de Gaston Leroux, e, é claro, das obras de Edgar Allan Poe e das aventuras de SherlockHolmes, descritas nos livros de Arthur Conan Doyle.
O começo
Tudo começou quando Agatha, sofrendo as conseqüências de um forte resfriado, estava de cama e a mãe a incentivou a criar um conto. Seria bom para entretê-la. Duvidando da própria capacidade, a garota tentou — e conseguiu. Mais tarde continuaria a escrever devido ao encorajamento de Eden Phillpotts, teatrólogo amigo da família. Um dia, jásaboreando o sucesso, ela contou: "Durante muitos anos me diverti escrevendo histórias melancólicas em que a maioria das personagens morria".
O que o destino lhe reservava em relação ao primeiro casamento poderia ser um enredo para mais uma história melancólica.
Em 1914, quando a Primeira Guerra Mundial estava prestes a estourar, Agatha conheceu o coronel Archibald Christie, da Royal Flying...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • a velha e a nova ordem mundial
  • nova e velha ordem mundial
  • Nova e velha ordem mundial
  • A nova velha ordem mundial
  • VELHA ORDEM MUNDIAL X NOVA ORDEM MUNDIAL
  • Velha ordem mundial x nova ordem mundial
  • Comparação entre a velha e a nova ordem mundial
  • Nova e velha ordem mundial resumo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!