NOTA DE LEITURA: MAZZOTI, Alda Judith Alves. A "revisão da bibliografia" em teses e dissertações: meus tipos inesquecíveis.

286 palavras 2 páginas
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
NOTA DE LEITURA: MAZZOTI, Alda Judith Alves. A "revisão da bibliografia" em teses e dissertações: meus tipos inesquecíveis. Cadernos de Pesquisa. São Paulo, Fundação Carlos Chagas/Cortez, n° 81 p.53-61, maio de 1992.

O texto começa demonstrando a atual situação que é encontrada em teses de mestrado e chegou a conclusões relevantes. Uma delas, é que grande parte das referências bibliográficas encontradas em tais trabalhos vem de livros, o que revela o atraso de conhecimento do estado, o que é preocupante, já que é através da bibliografia que o estudo será elucidado.
O processo de pesquisa é algo sempre continuado, como continuando, complementando ou discordando de outra já existente.
No que diz respeito à revisão bibliográfica, não há como oferecer modelos a serem seguidos. A própria bibliografia auxilia o autor nos métodos de pesquisa e a guiar a mesma de forma a não haver repetições, de forma que começar uma tese pesquisando outras já realizadas pode auxiliar na pesquisa, e também identificando o que é relevante ao estudo a ser realizado.
O texto também traz uma análise sobre o referencial teórico direcionando a leitura para a área da educação, mas sempre voltando para a idéia principal do escrito, que é mostrar a relação entre a análise do pesquisador com seu estudo.
A partir da utilização de alguns exemplos (arqueológico, suspense, rococó, cronista social, entre outros) é discorrido no texto tipos de revisões a ser evitado.
Como forma de fechamento, é salientada a importância da boa escrita e de organização tanto de leitura como de idéias.

Relacionados

  • Ciências
    43967 palavras | 176 páginas