Nos dias atuais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1130 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
A desigualdade social no Brasil atualmente

Nos dias atuais, a desigualdade social não é mais um problema. Será? O que acontece é que, os meios de comunicação, que são controlados pelos poderosos, manipulam os dados referentes ao desenvolvimento da população. A verdade, é que, mesmo depois de tanto tempo, a desigualdade social persiste e muito no Brasil. A distribuição de renda, que é e semprefoi desleal, é um dos fatores que mais evidenciam esta desigualdade.
Os grandes industriais dos tempos de Marx, atualmente são conhecidos como empresários. Eles ainda possuem os meios de produção e não apenas recebem auxílio político, como influenciam diretamente o cenário eleitoral brasileiro. Se Marx de repente aparecesse nos dias de hoje, ele facilmente iria perceber que muita coisa não mudou.Bastaria apenas olhar pela janela do ônibus para ver que os grandes edifícios, carros de luxo e gigantescas mansões, ainda são exclusivamente, propriedades dos patrões.
Como pode uma minoria, se sobrepor de tal forma sobre a maioria? Esta pergunta parece não ter resposta, mesmo depois de tanto tempo desde que essa questão foi indagada. O que parece é que, as classes dominadas, já se conformaramcom essa situação. A desigualdade para alguns não é entendida como um problema, mas como uma situação imutável. Ou seja, o filho do operário, tem que ser operário também. Esse tipo de pensamento, que nada mais é do que uma acomodação social, já se instalou em grande parte dos integrantes das classes baixas, principalmente naqueles que vivem perto da linha da miséria, onde a manutenção de suasituação social é subsidiada por programas governamentais.
Mas este tipo de pensamento não aparece por si só, eles são alimentados de diversas maneiras pelas classes dominantes, como por exemplo, através de notícias manipuladas, que fazem os pobres acreditarem que bastam eles simplesmente “esperarem e acreditarem” que o bom tempo há de vir. Mas, nenhuma tática foi mais bem sucedida do que a criaçãodas famosas bolsas auxílios. Existem bolsas para diversas situações, desde bolsa gravidez até auxílio reclusão. Não é incomum, principalmente nas regiões menos desenvolvidas, que as famílias tenham muitos filhos para ganharem mais auxílios e benefícios. Isso cria um pensamento em que essas classes subsidiadas, não podem buscar melhores condições de vida, pois senão, elas podem perder o “benefíciogovernamental” e por conseqüência, a inércia intelectual, que infelizmente predomina na maioria, impede que eles enxerguem que o governo precisa deles exatamente onde estão: estagnados perante uma situação precária e ainda por cima, idolatrando os responsáveis por isso.
Na educação não é diferente, pois o ensino privado, está há anos luz na frente do ensino público, tanto em estrutura pedagógica,como na qualidade educacional. Este fato é um dos pilares para a desigualdade social, pois os alunos da rede privada levam uma extrema vantagem em provas de concursos públicos e vestibulares. E um fato interessante é que, quando se trata da base escolar, os ricos matriculam seus filhos nos colégios particulares, pois sabem que a qualidade da rede pública de ensino está defasada há muito tempo. Paraos pobres, resta a educação pública inferior e de baixa qualidade. Os alunos da rede privada recebem uma educação privilegiada, com conteúdos diferenciados dos aplicados na rede pública. Conteúdos estes que são os mais cobrados em vestibulares e concursos. Enquanto os pobres enfrentam a falta de professores e a péssima estrutura pedagógica. Quando se trata da fase universitária ocorre o inverso,os ricos buscam o ensino superior públicos, pois estas instituições oferecem não apenas um conteúdo diferenciado, como também um reconhecimento privilegiado no mercado de trabalho. Para os pobres, com poucas exceções, não conseguindo vencer a disputa desleal nos vestibulares públicos, sobrará o ensino superior privado, onde em geral receberão novamente uma educação inferior, que se refletirá na...
tracking img