normas tecnicas da adnt

7299 palavras 30 páginas
Normas Técnicas para Representação e
Documentação de Projetos.
CETEC - DESENHO TÉCNICO
Profa MSc Luciana Boeira

Normas Técnicas para Representação e Documentação de Projetos.

A Importância das Normas Técnicas para o Desenho Técnico

 Para o Projetista ou Engenheiro, a arte de elaborar e representar um objeto ou fazer sua leitura através do Desenho Técnico é muito importante, uma vez que nele estão contidas todas as informações de uma peça, objeto ou planta arquitetônica.

 O Desenho Técnico surgiu da necessidade de representar, com precisão, máquinas, peças, ferramentas, objetos e outros instrumentos de trabalho, bem como edificações de projetos de Arquitetura e Engenharia.


A principal finalidade do Desenho Técnico é a representação precisa, no plano, das formas materiais, de modo a possibilitar a reconstituição espacial das mesmas.
Assim, constitui-se no único meio conciso, exato e inequívoco para comunicar a forma dos objetos. Sendo assim, é considerado a linguagem gráfica universal da
Engenharia, Desenho Industrial e Arquitetura.

Professora Luciana Boeira - 2013

Normas Técnicas para Representação e Documentação de Projetos.

A Importância das Normas Técnicas para o Desenho Técnico
 Da mesma forma que a linguagem escrita exige alfabetização, é necessário que haja treinamento específico para a execução e a interpretação da linguagem gráfica dos desenhos técnicos, uma vez que são utilizadas figuras planas (bidimensionais) para representar formas espaciais (tridimensionais).

Na linguagem gráfica técnica, esta figura é a representação de uma determinada pirâmide de base quadrada – em sua representação ortográfica.

 Enfim, o Desenho Técnico engloba um conjunto de metodologias e procedimentos necessários ao desenvolvimento e comunicação de projetos, conceitos e ideias. Para tanto, faz-se necessária a utilização de um conjunto constituído por linhas, números, símbolos e indicações escritas normalizadas

Relacionados

  • ADNT
    1878 palavras | 8 páginas
  • Globalização e seus efeitos
    1747 palavras | 7 páginas
  • ABREVIATURAS
    60615 palavras | 243 páginas