Normas regulamentadoras nr-07 e nr-17

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1104 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Normas Regulamentadoras
NR-07 e NR-17










EUCLIDES DA CUNHA
2012
APRESENTAÇÃO
A Segurança do Trabalho é definida por normas e leis. No Brasil a Legislação de Segurança do Trabalho compõe-se de Normas Regulamentadoras, Normas Regulamentadoras Rurais, outras leis complementares, como portarias e decretos e também as convenções Internacionais da Organização Internacional doTrabalho, ratificadas pelo Brasil.
Elas são um conjunto de ciências e tecnologias que buscam a proteção do trabalhador em seu local de trabalho, no que se refere à questão da segurança e da higiene do trabalho. Seu objetivo básico envolve a prevenção de riscos e de acidentes nas atividades de trabalho visando à defesa da integridade da pessoa humana.
Além da saúde do trabalhador a empresa estendeseus cuidados no Ambiente e as condições de trabalho, Visando proporcionar conforto e segurança na execução das atividades. No presente texto serão tratadas a definição e importância das normas regulamentadoras 07 e 17 para saúde e bem-estar do trabalhador em informática.

NORMAS REGULAMENTADORAS

As Normas Regulamentadoras, também chamadas de NR, foram publicadas pelo Ministério do Trabalhoatravés da Portaria 3.214/79 para estabelecer os requisitos técnicos e legais sobre os aspectos mínimos de Segurança e Saúde Ocupacional (SSO). Para as pessoas que trabalham em TI (tecnologia da informação) duas normas se destacam: a NR-07 e NR-17.
A NR-07 estabelece que todos os empregadores, e instituições que admitam trabalhadores como empregados, têm a obrigação de elaborar e implementar emsua empresa o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, com o objetivo de promover e preservar a saúde de seus trabalhadores. O bem-estar dos funcionários deve ser foco da atenção de gerentes e administradores não só pelo aspecto financeiro, mas pelo compromisso social que os empregadores devem ter. Afinal funcionário saudável é mais produtivo e financeiramente rentável para empresa.
Essaprodução pode ser afetada devido a problemas de saúde, como, por exemplo, redução da capacidade de executar um trabalho devido a problemas de coração ou redução da capacidade respiratória. A falta de saúde do trabalhador pode afetar também a segurança tanto dele como dos outros envolvidos como, por exemplo, no caso de se operar máquinas perigosas. Para evitar todos esses riscos a legislaçãotrabalhista torna-se cada vez mais rígida e exige um controle cada vez melhor da saúde e dos riscos a que os funcionários estão submetidos. Estes controles exigem uma equipe de pessoas trabalhando exclusivamente com este assunto e engloba direta ou indiretamente outras NRs, como podemos ver abaixo:





A empresa deve fornecer exames periódicos, acompanhamentos por parte de profissionais de saúdee manter acompanhamento sobre a evolução da saúde dos funcionários.
Já a NR-17 trata da Ergonomia, palavra originada do grego que quer dizer ergon(trabalho) e nomos(regras) e nada mais é que um conjunto de regras, equipamentos e sistemas que visam saúde, conforto, segurança e a eficiência no trabalho. A ergonomia estuda vários aspectos: postura e os movimentos corporais (sentado, em pé,empurrando, puxando e levantando pesos), fatores ambientais (ruídos, vibrações, iluminação, clima, agentes químicos), informações (informações captadas pela visão, audição e outros sentidos), controles, relações entre mostradores e controles, bem como cargos e tarefas (tarefas adequadas, cargos interessantes). A conjugação adequada desses fatores permite projetar ambientes seguros, saudáveis,confortáveis e eficientes, tanto no trabalho quanto na vida cotidiana.
Na informática, muitos profissionais ao final de um dia de trabalho se queixam de cansaço, formigamento, dores nos braços, costas e pescoço, principalmente aqueles que fazem uso constante do computador. Esses sintomas, muitas vezes, são decorrentes de uma lesão muscular causada por uma postura incorreta durante um longo período....
tracking img