Normas de laboratorio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1477 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA OS LABORATÓRIOS DE FÍSICA


APRESENTAÇÃO


Os Laboratórios de Física fazem parte do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas-CETEC, caracterizando-se como espaços com infraestrutura adequada para o desenvolvimento de ensino, pesquisa e extensão de serviços à comunidade acadêmica, dos cursos ofertados pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia-UFRB.Entendemos o espaço destinado aos laboratórios como ambientes acadêmicos que possuem uma vasta riqueza didático-pedagógica pelas inúmeras possibilidades de conhecimentos e descobertas que oferece. Para realizar essas possibilidades, porém, obstáculos devem ser transpostos, como o perigo de acidentes e a falta de materiais e equipamentos.
A possibilidade de acidentes existe pois esse é, também, umambiente perigoso: equipamentos que atingem altas temperaturas, pressões ou rotações oferecem risco se mal utilizados.
Geralmente, os recursos para aparelhar um laboratório nas Instituições Federais são raros, e mesmo para sua manutenção são escassos. A existência do Laboratório de Física é possível graças ao esforço aliado da administração e dos docentes e técnicos em oferecer um espaçoapropriado para o aprendizado das matérias experimentais. Dessa forma, consideramos que se os recursos de que dispomos não forem usados com eficiência, se esgotarão sem realizar o potencial de que dispõe. Em um quadro mais grave ainda, sua saúde e a de seus colegas pode ficar comprometida. Apesar de parecer óbvio, sempre tenha em mente que a segurança dos usuários do laboratório é a nossa prioridade.Esses obstáculos mencionados acima só podem ser contornados, ou pelo menos minimizados, com seriedade e responsabilidade. Procure construir esta atitude, esta postura, durante seus trabalhos neste laboratório; além de aumentar sua segurança, lhe permitirá uma aprendizagem melhor, e os resultados de sua pesquisa serão mais confiáveis.
Sugerimos o cuidadoso estudo destas normas e procedimentos deuso do Laboratório de Física, inclusive colaborando para sua melhoria com sugestões e críticas.





NORMAS DE USO

1. A tolerância para a entrada de alunos no laboratório é de 15 minutos, a contar do horário previsto para o início da aula.

2. Para realização do experimento o estudante deve necessariamente portar a “Apostila do Laboratório” referente ao laboratório em que estámatriculado (Física I, II, III, e IV).

3. Quando o laboratório estiver vazio ou quando não houver nenhum técnico ou professor responsável em seu interior, o mesmo deve permanecer trancado.

4. Não é permitido o uso de celulares, nem a ingestão de alimentos durante as aulas.
5. É expressamente proibido fumar dentro do laboratório.

6. Os alunos somente poderão se ausentar da sala com a autorizaçãoprévia do professor.
7. Cada aluno ficará responsável pelo material utilizado e deverá ser cuidadoso com o mesmo.
8. Manter a bancada livre para as montagens dos experimentos. Bolsas, mochilas, cadernos e outros materiais devem ser guardados em local apropriado.
9. Usar os equipamentos do laboratório apenas para seu propósito designado.

10. Mantenha a bancada organizada antes durante e apósa realização do experimento. Qualquer dano será cobrado do grupo além de acarretar decréscimo na nota.

11. Antes de realizar sua experiência, leia atentamente o procedimento experimental certificando-se de que todos os materiais necessários estão disponíveis.

12. Evite perturbar ou distrair quem esteja realizando algum trabalho no laboratório.

13. Nunca pese material diretamente sobre oprato da balança: use béquer, vidro de relógio ou papel adequado.

14. Utilizar a chama do bico de Bunsen apenas o tempo necessário e ao terminar o trabalho, extingui-la o mais rápido possível.

15. Utilizar sempre a mesma bancada (identificada por letras correspondentes a cada grupo).

16. Não remova equipamentos do lugar ou efetue trocas entre bancadas. Cada grupo é responsável pelos seus...
tracking img